quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Discurso do Deputado Ezequiel Ferreira de Souza

“Um partido político é um grupo organizado de pessoas que formam uma legenda com base em formas voluntárias de participação, visando a conquista do poder político.” Foi assim que aprendi a ver e a participar de partidos políticos, ouvindo Maurice Duverger e Max Weber. Foi assim que entrei no Partido Trabalhista Brasileiro. Foi assim que fiz crescer a sigla no Rio Grande do Norte, com lealdade, honestidade e principalmente com democracia interna.

Fiz isto todos os dias, até o instante de agora em que me vi destituído da presidência do partido, pelo fato exclusivo de dar aos órgãos municipais a liberdade de escolherem o seu caminho. Foi Mossoró. Não me arrependo do que fiz; faria novamente.Não me envergonho do que pratiquei, faria novamente

Não rio nem choro, pois também aprendi que um partido político, o meu partido PTB pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas, não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesmo: palavras parodiadas do grande tribuno Cícero, quando enfrentou Catilina.

Recolho-me ao meu mandato de Deputado Estadual, para enfrentar quem não tem mandato há  10 anos. Recolho-me ao meu interior para saber o que fazer. Não sei ainda. Sei apenas que Benito Gama não conhece a força e a coragem dos que nascem no Rio Grande do Norte. No rio do índio Poti, no Grande dos mártires de Uruassu e no Norte de Alberto Maranhão: Rio Grande do Norte. Claro. Ele é estrangeiro, nasceu na Bahia, mas momentaneamente responde pela presidência do PTB nacional.

Perplexo.... Surpreso..... Traído......Mas tenho honra, força e coragem.

Deputado Ezequiel Ferreira de Souza

Francisco Responde as Críticas da Oposição Apresentando os Dados do Avanço da Educação do Município

Na noite de ontem, 16, a coligação ‘Parelhas no Rumo Certo’ realizou mais uma grande concentração nos bairros, desta vez no Ivan Bezerra, na Rua Francisco Assis Filho. Participaram candidatos a vereador e vereadora, a chapa majoritária e Dr. Antonio Petronilo, Suplente de Deputado Estadual.

A gestão de Francisco e Zezinho pavimentou ruas e construiu uma passagem molhada no bairro onde aconteceu o evento. Estas obras foram lembradas pelos vereadores em suas falas.
                                                                                                        
Um dos temas abordados nos discursos dos presentes foi à divulgação dos dados do IDEB – Índice de Desenvolvimento Básico da Educação – que aconteceu ontem. Segundo a avaliação feita através de pesquisa do INEP, Parelhas – RN teve nota 4.9, ultrapassando a meta projetada para o ano de 2011, que era de 3.5. Veja o quadro abaixo:

IDEB PARELHAS - RN
200720092012
3.54.34.9
*Fonte: INEP

“Isso é fonte de um trabalho organizado e do empenho dos profissionais que fazem a educação de Parelhas. Mas, se não houver no poder alguém realmente comprometido com o avanço da juventude, não tem como se obter um resultado como esse. Esse dado é de 2011, que já aponta o crescimento. Temos condições de fazer muito mais”, declarou o candidato a Vice-prefeito Zezinho.

Doutor Antonio parabenizou os profissionais da educação pelo resultado dizendo: “Nós sabemos do empenho desses profissionais, para que nossa juventude possa trilhar os caminhos da universidade. O mérito também é dos professores que estão aqui, Francisco e Zezinho”.

Ovos foram jogados em direção ao povo que no momento em que se ouvia o discurso de Francisco Medeiros. Alguns chegaram a atingir as pessoas. Acredita-se que ação tenha partido de algum eleitor da oposição, mas os fatos ainda estão sendo apurados.

Na ocasião, Francisco, que estava no palanque, lamentou o acontecido dizendo: “Na outra eleição jogaram milho em mim e no meu colega Zezinho. Infelizmente atitudes desse tipo se repetem”.

Segundo relatos de moradores do Ivan Bezerra, outra prática que está sendo utilizada para denegrir a imagem do candidato Francisco é a distribuição anônima de DVDs contendo um depoimento de um policial durante a Festa de São Sebastião, abordando o tema das apreensões de motos no município.

Francisco abriu o seu discurso segurando uma ‘cópia’ e dizendo: “Infelizmente estão tentando de tudo para nos atingir, para denegrir a imagem desse grupo que quer trabalhar pelo bem dessa cidade. Eles apoiam o discurso da impunidade? Temos que refletir sobre isso. Querem saber minha opinião sobre esta prática dos que me fazem oposição? Pois bem...(Francisco e Zezinho cruzam os braços com a intenção de lamentar a estratégia da oposição)”.

Presidente do PTB em Mossoró presta solidariedade ao deputado Ezequiel e diz novo dirigente não conhece o RN

A notícia foi publicada no jornal Gazeta do Oeste, nesta quinta-feira (16). O presidente do diretório municipal do PTB, Pedro Eugênio Cunha de Azevedo, disse estar surpreso, porém, hipotecou total solidariedade ao deputado Ezequiel Ferreira. "Ezequiel é político de palavra e apenas cumpriu o que havia dito desde o princípio do processo sucessório. Ele disse que o PTB de Mossoró teria total autonomia para definir seu apoio em nível local", frisou Pedro Eugênio, acrescentando que sabe das pressões sofridas por Ezequiel, e que chegou a abrir diálogo com outras correntes partidárias, no estágio em que todos estavam conversando entre si, mas decidiu, junto com o partido, apoiar Larissa.

"Só lamento que gente que se diz acostumada a fazer política, apele para a pressão em vez da conquista", acentuou Pedro Eugênio, reafirmando que não será com esse tipo de atitude que possa aglutinar o partido, muito pelo contrário. "Ezequiel é um deputado estadual atuante, de tradição política, eleito com a segunda maior votação para a Assembleia Legislativa e dono de um patrimônio eleitoral superior a 50 mil votos", lembrou o presidente local do PTB, para em seguida frisar que ao tirar Ezequiel do comando e colocar em seu lugar uma pessoa que sequer conhece a política do Estado é sinal de que não está havendo seriedade com o PTB do Rio Grande do Norte.

"Mas nós estamos tranquilos, vamos continuar onde estamos e com força redobrada", finalizou. O PTB de Mossoró lançou 24 nomes para concorrer a Câmara Municipal, sendo um dos partidos mais fortes na eleição proporcional em Mossoró. Livremente, a grande maioria do PTB optou pela candidatura da deputada Larissa Rosado (PSB), em detrimento aos planos do secretário Benito Gama, que queria obrigar o partido a se coligar com o DEM da governadora Rosalba Ciarlini.

Justiça condena empresa a pagar R$ 1 mi a mulher que teve reação a Novalgina

A técnica em enfermagem Magnólia Almeida, 35, em sua casa em Taguatinga (DF)
Por entender que uma mulher de 35 anos teve uma grave síndrome decorrente do uso da Novalgina (dipirona sódica), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o fabricante do remédio a pagar indenização de R$ 1 milhão.
A decisão amplia o valor da indenização fixado na 1ª instância e mantém a determinação de que o fabricante pague pensão mensal --um salário mínimo até que a paciente complete 60 anos-- e o tratamento futuro de Magnólia Almeida.
A empresa, Sanofi-Aventis, afirma que não é possível relacionar o uso do remédio ao caso e diz que vai recorrer.
Em 2007, Magnólia teve a síndrome de Stevens-Johnson, que ataca pele e mucosas, boca, olhos e genitais, formando muitas bolhas e uma espécie de queimadura.
Em grande parte dos casos, a doença se inicia após uso de medicamentos (mais frequentemente anticonvulsivantes e anti-inflamatórios não hormonais) ou infecções. A incidência é baixa: 7,1 casos por milhão de pessoas.
Magnólia afirma que os sintomas começaram após ter tomado dois comprimidos de Novalgina (remédio que tinha hábito de usar), espaçados em oito horas, para combater dor de cabeça e febre.
Logo, continua, os olhos ficaram irritados e surgiram pequenas bolhas pelo corpo, que a levaram ao hospital.
A decisão judicial, tomada em maio e divulgada agora, "é um sucesso que ninguém gostaria de ter", disse Magnólia em entrevista à Folha.
Ela conta ter tido 90% do corpo queimado, insuficiência renal e infecção generalizada. Cinco anos depois, Magnólia afirma ter passado por 35 cirurgias nos olhos e seis transplantes de córnea.
"Preciso de mais dois transplantes [um em cada olho], eu enxergo vultos. Eu não saio só, porque não vejo buracos", conta.
Na decisão, os desembargadores citam pareceres médicos e técnicos para relacionar o início da síndrome ao uso do medicamento.
Para eles, apesar de essa síndrome estar listada na bula do remédio como reação possível, "não é razoável o afastamento da responsabilidade [da Sanofi], porque a insegurança do produto extrapolou o padrão de previsibilidade do cidadão médio".
Paulo Criado, dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, faz ressalvas à decisão.
"Esse diagnóstico é sempre de suspeição. A gente não tem, laboratorialmente, como determinar se a droga é a causadora. Uma vez que você decide se tratar com a medicina, você assume correr riscos", completa ele.




Fonte: Folha de São Paulo

Mensalão: STF nega inclusão de Lula como réu



Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) negaram por unanimidade a inclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os réus do processo do mensalão. O pedido foi feito pelo advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que defende o ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, delator do esquema. 

Os magistrados alegaram que é impossível incluir Lula na denúncia, uma vez que a função de denunciar é do MPF (Ministério Público Federal). Segundo os ministros, eles não podem impor a convocação de nenhum réu. 

A questão foi discutida durante a votação das questões preliminares na tarde de ontem. 

Fé: Milhares de pessoas acompanharam a Procissão de Encerramento da Festa


Mais um dia histórico na cidade de Acari. Chega ao fim mais uma Festa de Nossa Senhora da Guia, como sempre, com a grandiosa e tradicional Procissão de Encerramento pelas ruas da cidade com a imagem da Padroeira de Acari levada nos braços dos fiéis.

Um momento em que a cidade pára pra ver a imagem de Nossa Senhora da Guia passar. Fé, tradição e devoção de um povo religioso e fiel a sua padroeira querida. Viva a Nossa Senhora da Guia... Viva!



Fonte: Eduardo Silva

Prêmio Congresso em Foco 2012 aponta Fátima Bezerra como a mais atuante do RN

O Diário de Natal destaca que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) está na lista dos parlamentares que melhor exercem o mandato este ano no Congresso, segundo avaliação dos jornalistas que participaram da primeira fase do Prêmio Congresso em Foco 2012. Da banca do Rio Grande do Norte apenas os deputados Fátima Bezerra, com seis votos, e Henrique Eduardo Alves (PMDB) com cinco votos, aparecem na lista. Ao todo, 117 nomes na Câmara receberam ao menos um voto dos jornalistas na categoria principal.
Os 186 jornalistas que participaram da primeira etapa de votação, fiscalizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, distribuíram 1.455 votos nas duas categorias principais – de melhor deputado e melhor senador. Ao todo, 32 senadores e 117 deputados receberam ao menos uma indicação nessas duas categorias.
Todo ano o portal Congresso em Foco realiza uma eleição para escolher os melhores parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Na lista, o senador José Agripino (DEM) aparece com três votos e o senador Paulo Davim (PV) foi citado por um jornalista.

“O apoio dos jardinenses é a maior força nesta caminhada”, diz Rogério

O candidato a prefeito Rogério Couro Fino (PR) junto com a vice Jane Maia está entusiasmado com o apoio e incentivo dos jardinenses à sua campanha. Nesses últimos dias, o prefeito e sua equipe intensificaram as caminhadas nas ruas do bairro São José.  Na comunidade o empresário conversou com os moradores e a maioria externou o desejo de que o trabalho desenvolvido em Jardim de Piranhas possa prosseguir: “O apoio dos jardinenses impulsiona e entusiasma nossa equipe. A cada dia recebo a demonstração de que estamos no rumo certo e nossas propostas estão em sintonia com os anseios da população”, afirmou. Rogério Couro fino estava acompanhado da sua esposa Alderice Nogueira, da vice Jane Maia, dos vereadores e candidatos da Coligação Jardim Unida (PR, PTB, PP, PRB, PDT e DEM), além da primeira dama do município Jarlene Fernades.

Nem os Ovos Jogados nos Eleitores de Francisco do PT Conseguiram Atrapalhar o Comício do Candidato

Na noite desta quarta-feira, 15 de agosto, a coligação ‘Parelhas no Rumo Certo’, que está trabalhando pela reeleição da chapa Francisco do PT e Zezinho sofreu uma agressão durante a realização de um comício na Rua Francisco Assis Filho, no Bairro Ivan Bezerra.

Ovos foram jogados em direção ao povo que no momento ouvia o discurso de Francisco Medeiros. Alguns chegaram a atingir as pessoas. Acredita-se que ação tenha partido de algum eleitor da oposição, mas os fatos ainda estão sendo apurados.

Na ocasião, Francisco, que estava no palanque, lamentou o acontecido dizendo: “Na outra eleição jogaram milho em mim e no meu colega Zezinho. Infelizmente atitudes desse tipo se repetem”.

Pacientes são entubados sem sedativos

Os efeitos das medidas emergenciais anunciadas há 41 dias, pelo Governo do Estado, para melhorar o atendimento hospitalar na rede pública ainda são tímidos e pouco mudaram a situação de escassez, improvisos e sofrimentos no Hospital Walfredo Gurgel. Na tarde de ontem, 103 pacientes estavam distribuídos em macas pelos corredores - 48 deles eram da ortopedia - a espera de vagas para transferência. No Centro de Recuperação de Operados (CRO), outroa 10 pacientes em macas. E, na Reanimação, 17 estavam entubados sem receber qualquer tipo de sedativos e também à espera de vagas em UTI's. Segundo a direção do HWG, os problemas no desabastecimento da farmácia - outro item em falta eram anestesias peridural para pequenas cirurgias - deverão ser superados em setembro.
A situação presenciada pela equipe de reportagem e relatada por médicos plantonistas é crítica - "apesar do decreto".

Pacientes no setor de reanimação permaneciam entubados - com ventilação mecânica - sem uso de sedação. "Temos hoje 17 pacientes entubados, na reanimação - que foi transferida para outro setor com a interdição do Cremern - nessa situação. Entubados e conscientes por falta da medicação", afirmou o médico plantonista Francisco Braga.

O desabastecimento afetou também a realização de cirurgias. Sem anestesia local, todos os pacientes são obrigados a receber a anestesia geral, independente do tipo de cirurgia. A medida, entretanto, não traz qualquer prejuízo aos pacientes, garante o plantonista Francisco Braga.

O problema seria no intervalo para atendimento entre os pacientes, que passa a ser maior, devido ao efeito da anestesia geral - cerca de uma hora. "Para receber novos casos, os médicos precisam observar o paciente. Enquanto com a peridural, já libera em seguida, para fazer o outro atendimento", disse.

Plantonistas do Centro Cirúrgico, que prefiram não se identificar, informaram que o lote de anestesia peridural estaria vencido.

Outra medida prevista no Plano de Ações e ainda não viabilizada é a criação dos leitos de retaguarda. Os 17 pacientes entubados na reanimação aguardam vagas de UTI para serem transferidos. Na UTI cardiológica, dos dez leitos, quatro estão inativos por falta de aparelho.

Nos corredores dos diversos setores, 103 pacientes estavam acomodados em macas à espera de leitos. Destes, 48 eram da ortopedia e aguardavam transferência para  outras unidades. Outros 18 casos de "pés diabéticos" esperavam pela liberação no Hospital Ruy Pereira. Segundo informações da Unidade de gerenciamento de Vagas (UVG), o Município, responsável pela pactuação com a ortopedia de baixa e média complexidade, informou que não há vagas nos hospitais credenciados (Hospital Memorial e Médico Cirúrgico) para a transferência.

O Centro de Recuperação de Operados do HWG - onde ficam os pacientes recém-cirurgiados -  funcionava acima da capacidade. Além dos nove leitos, outras dez macas se apertavam na unidade e  corredor.  "É na base do improviso, não são as condições ideais mas é o que podemos fazer para dar a assistência e minimizar o sofrimento", disse outro plantonista.



Fonte: Tribuna do Norte

Apresentadora Hebe Camargo volta a se internar em hospital de SP

Hebe durante evento em SP no começo do mês de março (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press)
A apresentadora Hebe Carmargo, de 83 anos, voltou a ser internada no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. A informação foi confirmada no início da noite desta quarta-feira (15) pela assessoria de imprensa da instituição médica, mas os motivos e a data da internação não foram divulgados. O G1 não conseguiu contato com a assessoria de imprensa de Hebe.
A apresentadora da Rede TV! ficou internada por cinco dias no mesmo hospital no mês passado, para a realização de exames médicos, de acordo com o sobrinho dela, Claudio Pessutti.
Em 2012, Hebe Camargo já havia se internado em outras ocasiões: em março, para uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor na alça do intestino e, em junho, para uma nova cirurgia, desta vez para a retirada da vesícula.
Em 2010, ela fez sessões de quimioterapia e uma cirurgia para a retirada de um tumor no peritônio, membrana que envolve o aparelho digestivo.


Fonte: G1