segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Militares do RN garantem segurança de eleições no Haiti

Uma semana após expirar o prazo que a governadora Rosalba Ciralini teve para responder a consulta feita pelo Tribunal Regional Eleitoral quanto se acatará a presença de tropas federais no RN para garantir a segurança do pleito eleitoral deste ano, a equipe de reportagem do Nominuto reencontrou o capitão do Exército Helder da Silva Lima, hoje servindo em Barcelos/AM, e conversou com ele sobre a participação de militares em eleições.

Helder comandou o pelotão de militares do RN que garantiu a segurança da polêmica eleição presidencial do Haiti em 2006 quando o ex-presidente e primeiro ministro, René Préval, foi eleito em 1º turno e mostrou-se convicto quanto à preparação dos potiguares para este tipo de tarefa.

O capitão relembrou a eleição no Haiti, apontando uma rotina semelhante a do dia de votação no Brasil, contudo sem qualquer segurança jurídica. “A missão dos militares do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado naquele dia foi realizar a segurança de um local de votação, com aproximadamente 16 mil eleitores, desde seu início de funcionamento até a entrega das urnas na base da ONU”.

“Naquele dia o país inteiro ficou exclusivamente em função do voto. Existia uma incerteza muito grande por parte da população e por parte das Forças de Segurança se a votação realmente aconteceria, se haveriam protestos, violência nas ruas, passeatas... É um país muito instável, e depois ainda veio a incerteza se a votação realmente seria validada, sob argumento de possíveis fraudes e manipulações”.

Desestruturado e envolta de uma grande crise política, o país chegou a remarcar a eleição por quatro vezes, e a estabelecer um Conselho Eleitoral Provisório para que o povo pudesse escolher seu representante democraticamente. E mesmo o voto no país caribenho também não sendo obrigatório, os haitianos foram as urnas. “Apesar de toda a bagunça no país, eles são 10 vezes mais patriotas e cidadãos que os brasileiros” julgou o capitão


Fonte: No Minuto

Veja fotos e mais detalhes do grave acidente envolvendo cinco Caicoenses em Currais Novos

Um grave acidente foi registrado na BR 427 próximo a entrada da Mina Brejuí, aproximadamente 05 Km de Currais Novos envolvendo um veículo Celta de placas MZF-4734 / ACARÍ conduzido por JOSÉ BALMES W. DE MEDEIROS DE 47 ANOS residente em Acarí e um Fiat Uno de placas MZE-3045 / CAICÓ conduzido pelo o Caicoense DILSON GALVÃO FREIRE DE 56 ANOS residente na Rua Felipe Guerra, Centro, Caicó.

No Fiat Uno estava toda uma família Caicoense: LUCIA DANTAS DE ALMEIDA, 55, ESPOSA DO CONDUTOR, DIKSOM DE ALMEIDA DANTAS, 21, FILHO, LUCAS DANTAS E. MEDEIROS, 18, FILHO E DAYANA ANGELINA DO NASCIMENTO DANTAS, 20, NAMORADA DE DIKSOM TODOS RESIDENTES NA RUA FELIPE GUERRA. 
A jovem DAYANA foi conduzida para o Centro cirúrgico, o condutor do UNO, DILSON GALVÃO, será transferido para Natal, mas seu estado de saúde é estável e ele está consciente. Já o condutor do CELTA, JOSÉ BALMES também será conduzido para a Capital e seu estado clínico é considerado grave. Os jovens, LUCAS E DIKSOM estão internados em e observação no Hospital Regional de Currais Novos e passam bem.

A senhora LÚCIA DANTAS também aguardava decisão dos médicos para saber se seria transferida para a capital. Ela estava consciente com várias escoriações pelo o corpo, principalmente no rosto. Segundo informações repassadas pelas vítimas, o condutor do CELTA vinha fazendo zigue-zague na pista e se suspeita que o mesmo estaria alcoolizado. 
Fonte e Fotos: SD/PM J.Junior

Titina Medeiros: Atriz acariense canta com banda Garota Safada em Show no Rio de Janeiro

Depois de trocar o Piauí pelo Rio de Janeiro, aonde veio correr atrás do sonho de trabalhar ao lado da cantora Chayennne, a curica Socorro, a atriz potiguar Titina Medeiros da cidade de Acari arrumou uma brechinha na apertada agenda de personal colega da estrela do Eletroforró para curtir show da banda de forró que conquistou o Brasil, a Garota Safada – liderada pelo jovem Wesley Safadão.
Isso bem poderia ser uma cena da novela Cheias de Charme, mas aconteceu na Feira de São Cristovão no Rio de Janeiro. A atriz Titina Medeiros foi à convidada especial do primeiro grande show da banda na cidade maravilhosa. A apresentação aconteceu na Feira de São Cristovão, e reuniu segundo os organizadores, 16 mil pessoas, tendo sido o maior público registrado no local, que cantaram os maiores sucessos do ritmo genuinamente nordestino.
Wesley Safadão chamou Titina ao palco e juntos os dois cantaram Tentativas em Vão, uma prova que os artistas nordestinos estão dominando a cena. “Estar na Feira de São Cristovão vendo o show de Wesley Safadão e da Garota Safada serve pra matar a saudade do meu povo.”, comenta a atriz.
 
 
 
Fonte: Eduardo Silva

Mensalão: Roberto Jefferson apresenta defesa

Pela quarta vez, a ausência do ex-presidente Lula como réu do mensalão será lembrada no julgamento do STF. A defesa do presidente do PTB e deputado cassado Roberto Jefferson fará um novo pedido para tentar incluí-lo na ação penal hoje, durante a sustentação oral do advogado de Jefferson.

O argumento é que Lula seria o maior beneficiado do esquema de pagamento de propina em troca de votos no Congresso. A abertura de processo contra três ex-ministros de Lula José Dirceu (Casa Civil), Luiz Gushiken (Comunicação) e Anderson Adauto (Transportes) reforçariam, segundo o argumento apresentado pela defesa de Roberto Jefferson, ainda mais necessidade de investigação.

“Mostraremos que Lula sabia do esquema e se omitiu”, afirmou o advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, citando que entregou uma notícia crime em abril ao procurador geral da República, Roberto Gurgel.

Na semana passada, Lula foi citado pelas defesas de Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas e Antônio Lamas: “Se entre as quatro paredes do Planalto era feita a tratativa, quem seria o maior beneficiário do esquema? Seria o chefe do governo, o presidente Lula”, citou o advogado Délio Lins e Silva.

Pelo regimento do STF há três alternativas para tratar a denúncia: arquivá-la, paralisar o julgamento e fazer novas investigações ou determinar a abertura de um processo separado.

Se fosse hoje, Jackson Dantas seria reeleito em São José do Seridó com mais de 40% de maioria sobre Vinícius


3837

Ainda de acordo com a pesquisa Blog do Marcos Dantas/Item Pesquisas Técnicas, registrada sob o protocolo RN-00053/2012. O prefeito Jackson Dantas (PMDB) teria uma reeleição tranquila. Se fosse hoje, de acordo com os dados técnicos da pesquisa, o peemedebista venceria o advogado Vinícius Medeiros (PP) com mais de 40% de maioria, nas urnas de São José do Seridó. A margem de erro é de 3% com intervalo de confiança de 97%. 
 
Pesquisa Item/Estimulada
 
Jackson (PMDB) – 66,6%
Vinícius (PP) – 20,6%
Não Sabe – 27%
 
Ao perguntarmos ao entrevistado se o voto dele para prefeito está definido até a eleição, concluímos:
 
Sim está definido e não muda mais 56%
Não está definido e pode mudar até a eleição 16%
Não sabem ou não quiseram opinar 28%
 
Rejeição
 
Vinícius (PP) - 45,8%
Jackson Dantas (PMDB) - 20,5%
Não opinaram - 33,7%.
 
 
Fonte: Marcos Dantas

Ezequiel e Ricardo Motta pelas ruas de Macaíba na passeata dos doutores Fernando Cunha e Olímpio Maciel

A coligação “Um Novo Tempo”, que reúne o PMN, PTB e o DEM em Macaíba invadiu as principais ruas sexto maior colégio eleitoral do Estado. Em passeata, os médicos Fernando Cunha (PMN) e Olímpio Maciel (PTB), de pé no chão, abraçavam populares que vestiam azul. O presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN) e o deputado Ezequiel Ferreira (PTB), que foram os dois mais votados na cidade, também acompanharam a passeata.

Depois de percorrer várias rias em Macaíba, uma multidão parou na Avenida Nair Mesquita, com o cruzamento da Avenida Mônica Dantas, para ouvir Fernando Cunha e Olímpio Maciel. “Se um doutor é bom, imagine dois... Macaíba vai voltar a crescer, sem perseguição, pois a mão que colocou vai ser a mesma que vai tirar. Não adianta ficar dizendo que doutor Fernando não é candidato, pois o povo já decidiu pela sua volta”, discursou Ricardo Motta.

O deputado Ezequiel, presidente estadual do PTB, também mostrou confiança na vitória dos dois médicos. “O povo de Macaíba veio às ruas e mostra a força popular que vai colocar de volta a prefeitura, doutor Fernando, que juntamente com doutor Olímpio Maciel vão traçar projetos para melhorar a saúde, que tanto vem sendo alvo de reclamações em Macaíba. Todas as pesquisas atestam que nossa vitória ser uma das maiores do Estado”, afirmou Ezequiel.

abalhadores terceirizados da saúde iniciam greve nesta segunda

Os trabalhadores terceirizados da empresa Safe, que prestam serviço aos grandes hospitais estaduais da capital, irão cruzar os braços a partir desta segunda-feira (13) devido ao atraso de salários. Eles se concentram a partir das 8h no Hospital Walfredo Gurgel onde farão  uma  manifestação pública.

De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde, o atraso dos salários vem acontecendo há vários meses e a empresa alega que o problema é uma dívida que o  governo deixou em 2010 que impede a empresa de honrar seus  compromissos. Os trabalhadores também estão há dois anos sem  receber as férias.

Os problemas já foram discutidos na Procuradoria Regional do Trabalho e ainda não foram resolvidos. O sindicato alega que a única alternativa para os trabalhadores é a paralisação.

Segundo informações do Sindicato, os trabalhadores da Safe são responsáveis pela limpeza dos maiores hospitais da capital, além de também atuarem nos setores de nutrição e como maqueiros.



Fonte: Sindsaúde

Nua, escritora faz protesto contra pirataria em livraria de São Paulo

Nua, a escritora Vanessa de Oliveira protesta contra a pirataria em livraria de São Paulo neste domingo (12) (Foto: Flávio Seixlack/G1)

A escritora Vanessa de Oliveira ficou nua para protestar contra a pirataria de livros na tarde deste domingo (12) na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, em São Paulo. Sem nenhuma peça de roupa e com o corpo pintado, ela atraiu curiosos e fotógrafos ao falar sobre sua campanha e lançar o livro "Psicopatas do coração".
A ex-garota de programas de 37 anos começou sua missão contra a pirataria e ganhou fama ao aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru em julho, quando descobriu que uma de suas obras - "O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa" – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade.
Na livraria, ela falou que a pirataria atrapalha a indústria, já que as baixas vendagens acabam desestimulando novos escritores, que não veem um futuro na profissão. "Se forem retirados todos os impostos dos livros, o preço vai ser reduzido. Cultura tem que ser disseminada, mas não dá para querer livro 100% grátis. Dá para existirem melhores condições. Quem aqui de vocês poderia trabalhar de graça? Ia amar se pudesse trabalhar de graça e ficar escrevendo", afirmou, de pé, em cima de uma mesa no local.



Fonte:G1

Concursos com inscrições abertas somam 19,8 mil vagas

Pelo menos 102 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (13) e reúnem 19.833 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás).
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os órgãos que abrem prazo para 1.267 vagas nesta segunda-feira (13) são os seguintes: Câmara Municipal de Guarapari (ES), Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Governo do Estado da Bahia, Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo, Ministério da Fazenda, Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Militar de Santa Catarina, Prefeitura de Rosana (SP), SPTrans e Tribunal de Justiça de Rondônia.