segunda-feira, 30 de julho de 2012

CORREIOS ABRIRÃO ATÉ 6 MIL VAGAS EM NOVO CONCURSO…

Mais um grande concurso público é aguardado para este segundo semestre: os Correios vão oferecer até 6.606 oportunidades. Segundo a empresa, apesar de ter recebido a autorização do Ministério do Planejamento para contratar 9.904 funcionários, 3.302 já foram admitidos pelo cadastro de reserva do último processo seletivo.
O quantitativo final das oportunidades para a nova seleção dependerá do banco de aprovados no concurso de 2011, que ainda está na validade. Onde a estatal não tiver mais quadro de reserva, as vagas serão oferecidas por meio do novo edital. Boa parte dos postos deverá ser de nível médio, especialmente para carteiro e operador de triagem e transbordo.

Possível candidato a Câmara dos Deputados, Walter Alves intensifica participação em campanhas pelo interior

3582
O ministro Garibaldi Filho (PMDB) já admitiu a possibilidade do deputado estadual Walter Alves (PMDB) trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara dos Deputados em 2014. Atuante, o deputado que vem ampliando suas bases, tem intensificado  participação em comícios pelo interior. No fim de semana, Walter esteve em Fernando Pedroza, Riachuelo e Espírito Santo.
Em Fernando Pedroza, Walter defende a candidatura de Daniel Pereira. Já  em Riachuelo, na região Central, o deputado apoia Marcílio Pessoa. No Agreste, Walter encerrou noite em Espírito Santo para apoiar a candidatura do ex-prefeito Chico Araújo. No início da noite uma grande carreata com centenas de carros e motos já havia tomado conta da cidade e ao final da noite Walter subiu no palanque para dar seu apoio.



Fonte: Marcos Dantas

Criança do Reino Unido não consegue suar devido a doença rara

Fred James, de 3 anos, sofre de uma síndrome rara que não deixa seu corpo suar. Ele tem que ficar refrescado constantemente para evitar convulsões. (Foto: Caters)

Aos três anos de idade, Fred James, uma criança que vive no Reino Unido, sofre de uma condição genética rara que não permite que seu corpo libere suor.
Ele sofre de displasia ectodérmica anidrótica, síndrome que evitou o desenvolvimento das glândulas sudoríparas em seu corpo e torna qualquer calor intenso uma ameaça à vida do menino.
Seus pais, que vivem na Cornualha, precisam manter o garoto refrescado e para isso utilizam de ventiladores, sprays com água e até sacos de gelo.
Sarah Jones, 33 anos, mãe de Fred, disse que o menino é vigiado o tempo todo e não pode nem sair para brincar em dias de muito sol. Ela afirma que ele já teve convulsões “assustadoras” quando ficou com muito calor.
Fred teve que ser ressuscitado após sofrer problemas respiratórios e foi mantido sob tratamento intensivo nos quatro primeiros dias de vida. Aos dez meses de idade sofreu sua primeira crise, mas os médicos achavam que poderia ser apenas um vírus.
Formato dos dentes permitiu identificar sintomaEntretanto, somente quando os dentes apontaram é que percebeu-se o que Fred tinha. Crianças com essa doença apresentam dentes que deveriam nascer apenas na fase adulta ou eles simplesmente não nascem.
Com a detecção do problema, o garoto foi levado a especialistas e seus pais aprenderam a reconhecer os sinais de superaquecimento: a pele de Fred fica muito rosada e suas orelhas extremamente vermelhas.
De acordo com Sarah, o verão é sempre uma preocupação. As janelas da casa ficam sempre mantidas abertas e o aquecimento da moradia é desligado. Apesar da vida vigiada, Fred frequenta a pré-escola e adora brincar e correr.
Apenas 400 pessoas em todo Reino Unido sofrem dessa doença, que apresenta outros sintomas como cabelo escasso, problemas respiratórios e pele muito seca. Ainda não há uma cura para essa condição genética.

Seca histórica no semiárido do país faz água virar moeda eleitoral

Campanha lançada este ano às vésperas da eleição quer pôr fim a uma das práticas mais torpes da política no semiárido do país, que enfrenta a pior seca nos últimos 30 anos: a troca do voto pela água. Com o slogan “Não troque seu voto por água. Água é direito seu”, a Articulação do Semiárido (ASA), responsável pela campanha, dá o recado direto, uma vez que a lógica tacanha da compra de votos pode muitas vezes ser sutil. “Quem tem o poder define onde atender primeiro e isso penaliza muitas famílias por interesses políticos”, detalha a coordenadora da ASA em Minas, Valquíria Smith. O ideal, segundo ela, é que as ações sejam mais do que emergenciais. “Tem que ter água de graça e de qualidade. É a oportunidade de politizar esse debate”, afirma Valquíria. A ASA é uma rede formada por cerca de mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas para o semiárido.

Até o momento, 115 municípios mineiros decretaram situação de emergência devido à seca. A região do semiárido brasileiro é uma das maiores e mais populosas do mundo. Cerca de 22 milhões de pessoas vivem na área, o que corresponde a 12% da população do país, em 10 estados, sendo nove do Nordeste e parte de Minas Gerais. Em Minas, o semiárido compreende as regiões Norte e Vale do Jequitinhonha, onde vivem mais de 3,5 milhões de pessoas.

Uma das localidades mais atingidas pela atual estiagem é a Serra Geral de Minas, que abrange Porteirinha, Pai Pedro, Mato Verde, Monte Azul, Mamonas e Espinosa. O promotor eleitoral de Porteirinha, Ali Ayoub, responsável por cinco municípios, está vigilante: “A água realmente é um elemento muito importante na vida de qualquer cidadão. Somente quem não tem sente a falta que ela faz. Se alguém prometer água em troca de voto, isso constitui infração e crime eleitoral e tem que ser investigado”.


Fonte: Dn Oline

Onda Verde invade Jardim do Seridó


“Quando o povo quer não tem jeito!”. “O Padre é do povo e o povo é do Padre!”.  Frases como essas vêm sendo proferidas por populares nos últimos dias e consolidam, de verdade, a realidade da campanha política de Jardim do Seridó. Até mesmo os coordenadores da campanha vitoriosa de Padre Jocimar para prefeito e Dr. Anchieta para vice vêm se surpreendendo com a força popular nos eventos realizados pela coligação.

Ontem  foi idealizado um passeio ciclístico, a ideia era prestigiar os mais humildes, aquelas pessoas que não tem suas motos pra percorrer as grandes carreatas, mas a Coligação: É Nós de Novo Com A Força do Povo foi brindada com o entusiasmo do povo, que acordou cedo em pleno domingo. Centenas de ciclistas acompanharam o Padre Jocimar que pedalou pelas ruas da cidade, acompanhado também de dezenas de motos, carros e uma multidão que caminhava em nome da liberdade do povo jardinense.

Ao final do evento, já por volta das nove e meia da manhã e prestigiado por uma onda verde que tomou conta da Rua Coronel Felinto Elísio, o Padre Jocimar discursou e lembrou aos presentes uma diferença entre ele e seus opositores políticos. “O Padre anda de bicicleta no meio do povo, nossos adversários andam em seus carros luxuosos, com ar condicionado ligados, com vidros escuros, acenando através do teto solar”, disse Jocimar Dantas.

O prefeito ainda acrescentou: “A cada pedalada que eu dava na minha bicicleta aumentava ainda mais a minha vontade de trabalhar pelo meu povo querido, pelo desenvolvimento desta terra”. Ao final, ele ergueu seus olhos ao céu, agradecendo a Deus, mas também viu um enorme Bacurau que ornamenta a fachada do Comitê do Povo e disse: “O Bacurau já subiu! Nós estamos lá em cima!”, o que levou o povo ao delírio.

Por fim, padre Jocimar disse estar profundamente agradecido, pois em plena manhã de domingo a multidão saiu às ruas nesse passeio ciclístico para demonstrar o seu apoio a Padre Jocimar e Dr. Anchieta. “Agora à tarde, tem concentração no comitê e a noite grande passeata saindo do Bairro Bela Vista e comício apoteótico com o Trio Paradise ao lado do comitê”, finalizou.

Três municípios potiguares terão apenas um candidato nas eleições 2012

Os municípios de Coronel João Pessoa, Viçosa e João Dias têm coisas em comum. Elas ficam na região Oeste do Rio Grande do Norte, foram emancipadas na década de 1960 e terão candidatos únicos nas eleições municipais de 2012. Quer dizer, uma pessoa vai concorrer sozinha a disputa para o cargo de prefeito. Eles estão inclusos no quadro de 106 cidades do Brasil que estão na mesma situação.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quantidade de chapas únicas no Brasil equivale a 1,9% das cidades brasileiras.

Como funcionam as eleições quando as cidades estão nesse tipo de situação? A eleição será do mesmo jeito de uma cidade que tem quatro candidatos, sendo que a diferença será na contagem dos votos que também vai depender da quantidade de eleitores.

De acordo com a legislação eleitoral, o candidato deve obter a metade dos votos válidos mais um. Caso aconteça o contrário, vai para o 2º turno, que será no último domingo de outubro. Contudo, a situação só é válida para lugares com mais de 200 mil habitantes.

E esse caso não se insere em nenhum dos três municípios citados, cuja quantidade de habitantes, de acordo com o Censo 2010, em Coronel João Pessoa, João Dias e Viçosa é 4772, 2601 e 1618 pessoas, respectivamente.

Quando a cidade tem o número inferior de 200 mil habitantes, a contagem de votos funciona da seguinte forma: vence quem obtiver a maioria dos votos válidos. Assim, um candidato único só não é eleito se nem ele votar nele.

Os Nulos serão válidos quando é constatado a existência de fraudes ou outros problemas durante o período eleitoral. “Quando a quantidade de votos nulos for de 51%, vai haver uma nova eleição e com outros candidatos”, disse o advogado Paulo Lopo Saraiva, especialista em Direito Eleitoral.

Das três cidades com chapa única, apenas duas vão ter candidatos que estão concorrendo ao novo mandato, que são Coronel João Pessoa e Viçosa.



Fonte: No minuto

Cientistas descobrem 'cupins-bomba camicases' na Guiana Francesa

Especialistas belgas encontraram uma nova espécie de cupim na Guiana Francesa com uma característica curiosa e que, até hoje, nunca havia sido documentada.

À medida que envelhecem e se tornam menos capazes de cumprir as tarefas do dia a dia, os insetos desse grupo começam a armazenar cristais sólidos que produzem uma reação química quando misturados com outras secreções do animal.

Como resultado, seu poder defensivo aumenta, o que lhes confere grande utilidade para a colônia.

Já se sabia antes que alguns tipos de cupins, para defender sua comunidade, podem literalmente "se explodir", liberando uma enxurrada de produtos químicos sobre seus inimigos.

Assim, quando confrontados com uma ameaça à integridade da colônia, estes cupins cometiam suicídio para defender seu grupo.

No caso dos cupins da Guiana Francesa, explicam os especialistas, a diferença é que cabe aos insetos mais velhos a responsabilidade do "suicídio coletivo" frente a uma ameaça. Ou seja, tornam-se camicases, ou "cupins-bomba", da colônia.

Corrosão letal

"Um estudante de graduação em meu laboratório, Thomas Bourguignon, estava pesquisando a ecologia comunitária dos cupins e coletando amostras, quando, de repente, se deparou com algo realmente especial", disse à BBC o professor Yves Roisin, da Universidade Livre de Bruxelas.

Roisin explica que ao romper partes de seu corpo, os cupins da espécie Neocapritermes taracua liberam substâncias tóxicas que são jogadas sobre os invasores, correndo seus corpos.

"As secreções tóxicos para a defesa são normalmente armazenados nas glândulas salivares, mas esta espécie transporta uma 'mochila' com dois tipos de cristais sólidos do lado de fora do corpo. Quando o cupim 'explode', os dois são misturados para produzir uma substância tóxica mais potente", afirmou Roisin.

Ainda não se sabe como esses cupins conseguem sintetizar os cristais. Também é desconhecido se outras espécies deste gênero desenvolveram um mecanismo semelhante.

"Há cerca de cinco ou seis espécies deste gênero, mas até agora encontramos a presença de cristais do lado de fora do corpo apenas da Neocapritermes taracua", disse Roisin.

O estudo foi publicado na revista americana Science

Multidão invade as ruas no encerramento da Festa de Sant’Ana em Caicó

3574
Mais de 50 mil pessoas acompanharam a procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana, neste domingo (29), em Caicó. Os fiéis percorreram as principais ruas da cidade até retornar à catedral, onde foi celebrada missa pelo bispo diocesano, dom frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, e concelebrada pelos demais membros do clero. Prestigiaram a cerimônia a governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito Bibi Costa, o deputado Vivaldo Costa, o ex-deputado Álvaro Dias, o deputado federal Henrique e a ex-senadora Ivonete Dantas, dentre outras autoridades políticas e civis.
Dom Delson lembrou em sua homilia que a festa “é fruto de reencontro, de ação de graças, onde cada um traz a prece em seu coração com intenções elevadas a Deus através do intermédio de Sant’Ana”. “Por causa da fé essa multidão se reúne hoje. E nós abrimos o nosso coração para a palavra de Deus, para que Ele derrame bênçãos sobre aqueles que partilham e levam essa força e essa luz para nossas casas, nosso ambiente de trabalho. E o melhor investimento para nossa vida é praticar o mandamento do amor ao próximo, para recebermos as bênçãos de Deus”, lembrou o bispo de Caicó.


Fonte: Robson Pires

Mulher de Cachoeira pensa em ser deputada

Segundo jornal, Andressa Mendonça sonha com a Câmara dos Deputados / Lula Marques/Folhapress

A musa da CPI, como ficou conhecida, Andressa Mendonça, tem discutido com familiares a possibilidade de se candidatar à uma vaga na Câmara dos Deputados, segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo. A próxima eleição parlamentar será em 2014.

Alçada à fama por ser mulher de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, Andressa foi convocada para depor na CPI que investiga as relações políticas do marido. Apesar da convocação, ela tem o direito constitucional de permanecer calada.

Andressa Mendonça trabalhou em todas as campanhas do pai, vereador em Goiatuba-GO, há três mandatos consecutivos. Em 2010, ajudou o ex-marido, Wilder Morais, quando o mesmo foi suplente de Demóstenes Torres no Senado.

Em Caicó, governadora Rosalba recebe cobrança pública e se emociona

Durante a passagem por Caicó, onde participou dos festejos de Santanna, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu uma cobrança pública do padre Edson, pároco da igreja, e terminou se emocionando.
Durante a missa, o sacerdote pediu para os gestores olharem mais para saúde e,assim, evitarem que o Rio Grande do Norte apareça na mídia nacional com o caos nas unidades públicas de saúde. O Olheiro do PANORAMA POLÍTICO estava no local e garante que a governadora desceu do palco com os olhos cheios de lágrima, depois de ouvir a cobrança pública.




Fonte: Tribuna do Norte

Na volta de Ceni, Fabuloso brilha, e São Paulo goleia o Flamengo

Luis Fabiano, São Paulo x Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Embalado pela volta de Rogério Ceni, que estreou na temporada após se recuperar de lesão no ombro, e com Luis Fabiano inspirado, o São Paulo goleou o Flamengo por 4 a 1 neste domingo, no Morumbi, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo de duas equipes que ainda se arrumam no Campeonato Brasileiro, a maior qualidade técnica dos donos da casa fez a diferença. A torcida tricolor atendeu ao chamado pelo retorno do capitão e compareceu em peso: foram 35.049 pagantes, recorde de público na competição.
A boa vitória leva o São Paulo aos 22 pontos, mais perto no G-4 e viva na disputa por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Além do triunfo, a torcida pôde comemorar o retorno tranquilo de Rogério Ceni, que quase não trabalhou. Já Luis Fabiano se reafirmou com os gols e passou Leônidas da Silva na lista de artilheiros da história do clube - 145 a 144. Mas levou um cartão amarelo - ao tirar a camisa na comemoração do primeiro gol - e ainda mostrou algum rancor com parte de uma torcida organizada.
- Eu não tinha de dar satisfação, tenho de fazer meu trabalho com honestidade, respeitando sempre a camisa do São Paulo. A torcida se manifesta muitas vezes em cima da emoção do jogo, mas a grande maioria ainda me apoia e é nisso que eu tenho de acreditar - afirmou o artilheiro tricolor.
O Flamengo, com mais uma atuação abaixo da média, estaciona nos 16 pontos, na segunda partida de Dorival Júnior no cargo. O time está sem vencer há quatro rodadas (dois empates e duas derrotas) e, sobretudo no primeiro tempo, teve muita dificuldade de criar lances. Tanto é que foi para o intervalo da partida sem finalizar a gol.