segunda-feira, 23 de julho de 2012

Governo anuncia ampliação dos cursinhos de pré-vestibular gratuito

O Governo anunciou que vai abrir cursinhos da Diretoria Regional de Educação e dos Desportos (DIRED) para algumas cidades do estado. O Dired Vest começou no mês de junho, em Mossoró, e agora, será instalado em Assu e Natal. O anúncio foi feito durante uma reunião com alunos e professores na Dired de Mossoró.

Projeto é gratuito e atende a 180 alunos da rede pública de ensino que concluem, este ano, o ensino médio. As aulas são realizadas aos sábados em dois turnos, sendo seis aulas em cada turno.

O conteúdo trabalhado pelos professores, durante as aulas, é alinhado às diretrizes e metodologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que a maioria das universidades do Rio Grande do Norte usa o exame como forma de ingresso em seus cursos de graduação.

Durante a reunião, a Governadora falou que “a educação é o melhor caminho para a consolidação da cidadania e, por meio de cursinhos pré-vestibulares gratuitos, alunos da rede pública de ensino podem disputar, de igual para igual, com alunos da rede privada de ensino”.


Fonte: No Minuto

Joel Santana não resiste a mais uma derrota e é demitido do Flamengo

Ameaçado de demissão desde meados de junho, Joel Santana não resistiu à derrota de domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Cruzeiro, e teve a saída do Flamengo confirmada pela diretoria do clube nesta segunda-feira. Contratado em fevereiro para substituir Vanderlei Luxemburgo, o agora ex-técnico acumulou fracassos, como as eliminações do Campeonato Carioca, da Copa Libertadores, além do mau rendimento no Brasileiro – com 15 pontos, a equipe ocupa o décimo lugar na competição.

Joel deixou o comando do Bahia para assumir o Flamengo pela quinta vez no início de fevereiro, mas teve que lidar com a pressão das desclassificações e não conseguiu “salvar a pátria” como esperava a diretoria do clube carioca. Mesmo respaldado por Zinho, o treinador de 63 anos se viu "fritado" pela mídia e pelos torcedores, que mais de uma vez deixaram as arquibancadas do Engenhão insatisfeitos com a atuação do Flamengo e chamando Joel de "burro".

A dificuldade em administrar os problemas internos da equipe e as atuações irregulares neste Brasileiro deixaram o treinador sem prestígio diante dos dirigentes e dos próprios torcedores flamenguistas. O contrato, que era válido até o final do ano, foi rompido em consenso com o treinador nesta manhã, colocando um ponto final na quinta passagem de Joel pela Gávea. A expectativa é de que o diretor de futebol Zinho dê uma entrevista coletiva durante o dia para comentar sobre a saída do comandante.

Apesar de proibição, chips de celular são vendidos em revendas e bancas

tim, claro, oi, celular, chip, anatel 300px (Foto: Renata Soares/G1 Rio, Marina Fontenele/G1 SE, Daniela Braun/G1 SP e Katherine Coutinho/G1 PE)

A venda de chips de celular da TIM, da Oi e da Claro está suspensa a partir desta segunda-feira (23) em diversos estados, mas repórteres do G1 constataram que revendas, camelôs e homens-placa continuam a oferecer os produtos proibidos na rua em pelo menos sete estados.
A suspensão foi determinada na quarta passada, dia 18, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em razão da reclamações registradas entre janeiro de 2011 e junho deste ano. A TIM foi proibida de vender chips em 19 estados, a Oi, em cinco, e a Claro, em três (veja lista completa).
Na manhã desta segunda, com o início da proibição, repórteres do G1 foram às ruas em 17 estados e verificaram casos como o do Espírito Santo, onde foi possível comprar chip em uma revenda da TIM, e do Sergipe, onde vendedor ambulante vendia novas linhas pré-pagas da Claro por R$ 10.
Segundo a Anatel, a proibição é total para os serviços de voz e dados. As vendas poderão ser retomadas somente após as empresas apresentarem planos de investimentos, o que deverá ser feito dentro de até 30 dias, contendo metas para resolver problemas.
Em nota, a TIM afirma que "comunicou e instruiu toda equipe de vendas (direta e indireta) em dezoito estados e no Distrito Federal sobre a suspensão da habilitação de novas linhas e serviços de dados" e que programou seus sistemas de tecnologia para "garantir que nenhuma ativação seja realizada, mesmo em algum eventual caso em que o chip seja comercializado por uma revenda indireta".
“A TIM cumprirá o que foi determinado pela Agência Reguladora. As lojas permanecerão abertas normalmente para que os clientes possam ter acesso a diversos serviços e facilidades, como compra ou troca de aparelhos. Todo o sistema utilizado para novas ativações foi atualizado e está bloqueado para a realização de habilitação de novos chips", informa o comunicado.


Fonte: G1

Caixa corta juros e dá mais prazo para comprar material de construção

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (23) o corte dos juros cobrados na linha Construcard, que financia a compra de material de construção. O banco também ampliou o prazo máximo de financiamento nessa linha.
A taxa mínima do Construcard passou de 1,96% ao mês para 1,40% ao mês. A máxima, que era de 2,35% ao mês, agora é de 1,85% ao mês.
O prazo máximo de financiamento, que antes era de 60 meses, foi ampliado para até 96 meses.
As novas taxas e o novo prazo máximo valem a partir desta segunda (23).
Dados da Caixa mostram que, nos últimos cinco anos, o Construcard já beneficiou mais de 1,2 milhão de  famílias, emprestando cerca de R$ 15 bilhões.
A linha Construcard é oferecida para compra de material de construção apenas em estabelecimentos conveniados. A lista pode ser consultada no site do banco. Não há limite máximo de financiamento.


Fonte: R7

Pescador diz que fisgou filhote de tubarão em rio do RS; biólogo duvida

Filhote de tubarão encontrado em barragem de Marcelino Ramos, no RS (Foto: Rogério Kerber/RBS TV)
Um pescador de Marcelino Ramos, na Região Norte do Rio Grande do Sul, diz que fisgou um filhote de tubarão que mede cerca de 30 centímetros no Rio Uruguai. De acordo com Adão Krug, o peixe foi retirado da barragem há 15 dias e conservado em um congelador. Especialistas confirmam que se trata de um filhote da espécie cação-frango, mas duvidam que o animal tenha sido encontrado no rio.
"Para chegar ao reservatório, o filhote teria de transpor uma quilometragem imensa e ainda sobrepor obstáculos físicos", explica o biólogo da Universidade de Erechim, Jorge Marinho. Além disso, o especialista afirma que o cação-frango se alimenta de peixes menores, como sardinhas, anchovas, lulas e camarões, espécies que não são encontradas na região.
Já Adão, garante que pescou o filhote de tubarão no rio. "Ele estava morto. Eu peguei e limpei. Nem sabia o que era. Daí botei no freezer e depois que fui me tocar, quando assisti a um filme de tubarão", relata. O pescador sustenta que o peixe já foi visto por outras pessoas. "Viram ele por cima da água, a nadadeira, no caso. Uns quantos viram, não foi um só", diz.


Fonte:G1

Correios convocará 39 aprovados em concurso no RN

Os Correios iniciaram a convocação de 3.302 candidatos aprovados no concurso público 2011 que estavam em cadastro reserva. A maioria das vagas (73%) é destinada para a área operacional. O Rio Grande do Norte foi contemplado com 39 vagas iniciais e novas convocações devem ser feitas em outras duas etapas, a partir de janeiro e abril de 2013. As novas vagas, autorizadas pelo Ministério do Planejamento no final de junho, integram um quantitativo total de 9.904 para todo o Brasil.
Antes da contratação, os novos empregados passarão por exames médicos e, em seguida, por treinamento que varia conforme o cargo. A expectativa da empresa é que estes profissionais já estejam em seus locais de trabalho até a segunda quinzena de agosto. Das 3.302 vagas, 2.004 são de carteiros, 429 de operadores de triagem e transbordo (OTT), 699 de atendentes comerciais e 170 de administradores (nível superior).




Fonte: Tribuna do Norte

Parelhas: Francisco do PT marca 44,17% na pesquisa espontânea

O levantamento espontâneo da pesquisaNominuto/Certus também dá ampla vantagem ao atual prefeito de Parelhas, Francisco do PT, que foi citado por 44,17% dos entrevistados.
Humberto Gondim (PSD) também aparece em segundo lugar, com 24,44% de citações, número semelhante a quem ainda não decidiu o voto, representado por 24,17%.
Jacnamar Fernandes (PSOL) foi mencionado por 0,28%, mesmo percentual de outros citados, mas que não são candidatos; 6,67% dos entrevistados descartam todo os postulantes.
A pesquisa Nominuto/Certus foi realizada entre os dias 14 e 15 de julho e ouviu 360 eleitores. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TRE sob o protocolo RN-00038/2012.
Levantamento mostra ainda que apenas pouco mais de 24% ainda não escolheram um candidato no município.

Fonte:No Minuto.com 

A menina Cinthia lívia está desaparecida desde sábado




Mistério e angústia em Tibau, região Oeste do RN.
No último sábado (21), a menina Cinthia Lívia, 12 anos, saiu de casa por volta das 19h, informando à irmã que iria ao Mercantil Fernandes comprar chiclete e desapareceu.
Sua mãe Vânia Maria de Araújo está desesperada. O pai, que é separado da mãe, mora em Natal e segue com parentes para o município reforçar na ajuda às buscas.
Ao jornalista Cézar Santos, do Defato.com, Irenice Rodrigues, do Conselho Tutelar de Tibau, disse que “Cinthia não tem namorado, não brigou com os irmãos e irmãs, assim como também não discutiu com mãe e muito menos com o pai. É tranqüila”. E que na comunidade “todos gostam dela, por ter jeito simples e de boa convivência. Mora perto do Posto de Saúde EOS”.
Quem tiver informações, por favor, informar pelos telefones: (84) 9193 3309 / 88571159

Fonte: Tribuna do Norte

Salvador tem candidatos com nomes diferentes

Candidatos ao cargo de vereador em Salvador / Reprodução/TRE



Assim como nas outras capitais, a disputa das Eleições em Salvador também contará com candidatos com nomes curiosos. Os pedidos de registro já foram enviados para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, serão 43 vagas em aberto na Câmara de Vereadores.

Veja alguns nomes curiosos (abaixo) que estarão na disputa. Você conhece o boxeador Hollyfield? O “clone” dele será candidato em Salvador pelo PDT.

O De Lua (PTN) e o Zé do Saco (PMN) também estarão na disputa que conta com mais de 1200 pedidos de registro – algumas candidaturas podem ser impugnadas pelo TRE.

Candidatos marcados pelo seu trabalho, como  o Messias do Transporte Escolar (PSD) e o Cobrador (PMN) também estarão presentes.

Abaixo, uma lista com alguns nomes curiosos na disputa em Salvador.

Mago do Trânsito (PSOL)
Hollyfield (PDT)
Sapateiro (PSDB)
Lora da Barraca (PSDB)
Zê do Pêlo (PMN)
Manoel do Cafezinho (PSDC)
Messias do Transporte Escolar (PSD)
Peteleko (PR)
Zé do Caixão (PHS)
Piton do Picolé (PMN)
Charuto José (PRTB)
De Lua (PTN)
Zé do Saco (PMN)
Tédão (PRTB)
Baixinho Auto Peças (PSB)
Gênisextitores (PTdoB)
Capitão Estrela (PMN)
Baleia (PTC)
Arroz (PSOL)
Doris para Maiores (PPS)
Risadinha (PMDB)
Prof. Alô Alô JR (PSOL)
Cal Me Ajude (DEM)
Carlinhos Zoião (PTB)
Piaba Show (PR)
Carlinhos Companheiro (PRP)
Mil Koisas (PMDB)
Mestre Macaco (PMDB)
Bomba (PTN)
Carlos Mão de Onça (PRB)
O Cobrador (PMN)
Foca (PV)
O Barraqueiro (PRTB)
Chapeuzinho (PHS)
Bilu de Sete de Abril (PRB)

Fonte: Band Noticias

Novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 começam a circular nesta segunda



O Banco Central vai lançar nesta segunda-feira (23) as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real. Além de elementos de segurança mais modernos e mais fáceis de verificar, as cédulas têm as novas marcas táteis e tamanhos diferenciados.

O objetivo desse novo formato é facilitar a identificação dos valores das cédulas pelos deficientes visuais e aumentar a dificuldade de falsificações.

As novas notas serão lançadas através dos bancos, caixas automáticos e comércios. As cédulas atuais continuarão valendo e somente serão retiradas de circulação em decorrência do desgaste natural.

O projeto da segunda família do Real vem sendo desenvolvido desde 2003 pelo Banco Central e a Casa da Moeda do Brasil (CMB), responsável pela produção do dinheiro brasileiro.

Em dezembro de 2010, as cédulas de R$ 100 e R$ 50 da segunda família do real entraram em circulação. O início da circulação das novas cédulas de R$ 5 e R$ 2 está previsto para 2013.

No ano de 2012, o Real completa 18 anos. Ele foi implementando durante o governo de Itamar Franco e deu o ponto final de décadas de hiperinflação no Brasil. 
 

Fonte: No Minuto



O PREFEITO FRANCISCO MEDEIROS VISITA COMUNIDADE QUINTOS DE BAIXO, ACOMPANHADO DE COMITIVA.

Na noite do ultimo sábado (21), o Prefeito de Parelhas e candidato a reeleição, o Professor Francisco Medeiros (PT), juntamente com o Vice-Prefeito José Rogério Dantas (PMDB), e grande comitiva composta por vereadores e candidatos a vereadores, participaram das comemorações da 22ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, da Comunidade Quintos de Baixo.

Após a novena, o Prefeito Francisco Medeiros e os representantes da coligação Parelhas no Rumo Certo (PT, PMDB, PSDB, PR, PV, PSdoB e PSDC) caminharam entre os presentes no tradicional jantar, que contou com a animação do grupo Violões do Seridó e Párcélio e Paulinho.



Rogério Couro Fino, João Maia e Antônio Macaco realizam grande carreata nas ruas de Jardim de Piranhas


O Domingo 22, mobilização organizada pelos jovens de Jardim de Piranhas, lançou o comitê Jovem, além do site oficial da campanha e o vídeo ‘O Filho de Dona Maria e Seu Lodônio’. O evento, que teve início no final da tarde, marcou o inicio oficial da campanha e reuniu milhares de pessoas que seguiram em uma grande caminhada e carreata pelas ruas da cidade, ate chegar à Praça Plínio Saldanha, que ficou completamente lotada.

Ao lado do candidato a prefeito Rogério Couro Fino (PR) e da vice Jane Maia, caminharam o prefeito Antônio Macaco, deputado federal João Maia, todos os vereadores e candidatos da cidade, o representante do PR Jovem no Seridó, vereador acariense Ismael Medeiros e o advogado Robson Maia.  

Rogério Couro Fino agradeceu a todos e disse que tem uma importante missão como prefeito de Jardim de Piranhas: “Precisei ir embora daqui pra vencer. Como prefeito, não quero ver os nossos jovens sair da nossa terra em busca de oportunidades, pretendo ver e incentivar para que eles possam vencer e desenvolver o nosso lugar”.

O prefeito Antônio Macaco lembrou os vários impedimentos que está sendo orientado durante esta campanha, mas que mesmo sem fogos e grandes carros de som o povo foi à praça pública demonstrar seu apoio a Rogério. “Esta é uma das maiores passeatas que nosso povo já viu, com Deus e o povo estamos unidos para continuar construindo o melhor por nossa terra. Até podem faltar os fogos, mas o principal nunca faltará que é nossa gente que nos quer bem unida”.

João Maia lembrou que a história de vida de Rogério Couro Fino era muito parecida com a sua: “Rogério, assim como eu, saiu de Jardim de Piranhas, mas nunca esqueceu suas origens nem parou de ajudar ao seu povo”.

Nesta segunda (23) Rogério fará caminhadas ao lado do prefeito Antônio Macaco.

Grêmio estraga estreia de Seedorf pelo Botafogo: 1 a 0 no Engenhão

Vitória graças a um passe precioso, de primeira, saído de um camisa 10 de passagem marcante pelo futebol europeu. Seedorf? Não: Zé Roberto. Botafogo? Não: Grêmio. Em sua estreia com a camisa alvinegra, o craque holandês fez aquilo que era possível e viu aquilo que não queria. O Tricolor gaúcho, com gol de Marcelo Moreno após assistência do ex-jogador da seleção brasileira, venceu por 1 a 0 no Engenhão e mostrou ao astro estrangeiro que o campeonato que ele começou a disputar agora é dos mais complicados.
- A gente não merecia perder esse jogo. Foi em um lance muito estranho que o Grêmio fez o gol. Mas foi um jogo muito equilibrado. A torcida foi fantástica com a gente, o time jogou para ganhar, a gente procurou tirar o melhor, mas não deu. Para a próxima, é trabalhar mais, eu principalmente para entrar em melhor forma - afirmou o holandês na saída de campo.

Concursos somam mais de 21 mil oportunidades de emprego

Os concursos públicos nesta semana somam 21.295 oportunidades de emprego para todos os níveis de escolaridade, desde o fundamental incompleto até o nível superior.

Para aqueles que estão em busca de emprego ou um novo desafio profissional, as vagas são distribuídas em todos os Estados e o Distrito Federal.

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região é o concurso público que oferece o salário mais alto desta semana: R$ 21.766,15. O processo seletivo oferece 17 vagas para o cargo de juiz substituto. As inscrições vão até o dia 16 de agosto.

Há cargos que exigem formação superior em direito, engenharia e medicina, entre outros cursos. Também há vagas para candidatos com nível técnico.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é o concurso que está oferecendo o maior salário desta semana: R$ 20.677,85. São 13 vagas para juiz substituto. Para concorrer a uma das vagas é necessário ser formado em direito e comprovar três anos de experiência jurídica. As inscrições vão até o dia 27 de julho.

Um dos concursos mais esperados para este ano, o processo seletivo da Receita Federal está com inscrições abertas. Serão selecionados 750 candidatos para o cargo de analista tributário e 200 para auditor fiscal. Os salários variam de R$ 7.996,07 a R$ 13.600. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 deste mês.

Fonte: R7

Souza Cruz seleciona Trainees com salário superior a R$ 5 mil

A Souza Cruz, empresa líder de mercado no setor de tabaco, abriu seleção para o seu programa de Management Trainee. Podem participar do processo estudantes universitários das áreas de Humanas e Exatas, com ênfase nos cursos de engenharia, administração, comunicação, economia e cursos relacionados a produção agrícola, com conclusão de graduação entre dezembro de 2009 a dezembro de 2012. Além disso, todos os participantes devem ter disponibilidade para residir em outra cidade/estado e ter nível de inglês avançado.
Para ser aprovado, o candidato precisa passar por seis etapas: triagem dos  pré-requisitos, testes online, dinâmica de grupo, estudo de caso, teste de inglês e entrevista.  As áreas de oportunidade são Marketing e Vendas, Finanças, Industrial e Tabaco (Pesquisa e Tecnologia /Produção Agrícola e Processamento de Fumo). O salário do trainee aumenta no decorrer do processo. No primeiro ano, o aprovado recebe R$5.117,00. No segundo ano, o salário aumenta para R$6.057,00. No 18º mês, o trainee torna-se gerente e, a partir daí, o valor pago por mês é de R$7.625,00. Além do salário, a Souza Cruz oferece uma série de benefícios aos trainees. Todo o programa  tem a duração de dois anos. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.souzacruz.com.br/


Fonte: Cardoso Silva

Carro capota entre São José do Seridó e Caicó neste domingo

Mais um capotamento aconteceu neste final de semana, por volta das 17:25 hs na famosa curva de dona Vitória, em São José do Seridó. Um fiat Uno branco Placas MYA-9692, Natal-RN, 4 portas ano 2001, pertencente ao Sr. José de Anchieta Guerra, 64 anos, aposentado, capotou  na curva de dona Vitória sentido São José/Caicó.
Segundo informações do Sr. José Guerra, que é irmão do saudoso Adalto Guerra,ele estava visitando amigos na cidade de Cruzeta. Quando se deslocava com sua irmã Dalvanir Guerra em direção a Caicó. Próximo a curva citada acima, deu um cochilo e veio a perder a direção do carro capotando logo em seguida. A polícia militar de São José do Seridó foi solicitada e ao chegar ao local encontrou  as vítimas saindo de dentro do veículo. Todo  foram socorridos até a maternidade dona Costa em São José e já foram medicados e liberados.

Fonte: Cledson Medeiros

Brasil terá 45 cidades onde só mulheres disputam a prefeitura

A vereadora Onira Contel (à esquerda), a empresária Ana Preto (no centro) e a prefeita Milena Bargieri (à direita): só mulheres na disputa pela Prefeitura de Peruíbe nas eleições de outubro
Pela primeira vez nos 53 anos de história da cidade, os quase 50 mil eleitores de Peruíbe –município de 57.686 habitantes no litoral sul do Estado de São Paulo (a 135 km de São Paulo)– terão uma eleição onde só há mulheres concorrendo à prefeitura.
São três candidatas: a prefeita Milena Bargieri (PSB), que tenta a reeleição, a vereadora Onira Betioli Contel (PT) e a empresária Ana Preto (PTB).
De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dentre os 5.565 municípios do Brasil, existem 45 cidades onde só há mulheres na disputa pela prefeitura nas eleições de outubro.

Momento histórico

“É um momento histórico para a cidade, sem dúvida”, diz a prefeita de Peruíbe. “Acho que, apesar disso ter sido uma coincidência, é um reflexo da conquista de um espaço cada vez maior pelas mulheres não só na sociedade brasileira, mas em todo o mundo ocidental”, diz Milena.
Ela afirma que as mulheres possuem algumas características que podem ser utilizadas de maneira positiva na administração pública.
“Acredito que a mulher, culturalmente e pela possibilidade de ser mãe, tem uma ternura e uma sensibilidade maiores para algumas questões, como os problemas sociais”, diz a prefeita. “Mas não acho que isso seja determinante para fazer um bom trabalho. Homem ou mulher, o importante é a honestidade e seriedade”.


Fonte: UOL

Vendas de serviços das operadoras Claro, Oi e TIM estão suspensas

As operadoras de telefonia Claro, Oi e TIM estão impedidas de comercializar chips e serviços de internet a partir da zero hora desta segunda-feira (23), em estados onde lideraram os índices de reclamações sobre a qualidade de seus serviços. A medida foi imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na quarta-feira (18).

A Claro terá de interromper suas vendas em três estados, enquanto a Oi teve a interrupção determinada em cinco estados e a TIM, em 19 estados.

"A Anatel considerou a crescente evolução da taxa de reclamações de usuários registrada em sua central de atendimento relativa à qualidade da prestação do serviço, e os registros dos sistemas da Agência e as ações de fiscalização realizadas", informou a agência em comunicado na sexta-feira (20).

A agência reguladora determinou uma multa de R$ 200 mil por dia e por cada estado em que a medida for descumprida. A restrição também se aplica a vendedores independentes como bancas de jornal e camelôs. A Anatel informou que vai monitorar o cumprimento das medidas por meio do sistema eletrônico de informações das operadoras, ao qual já tem acesso.

As operadoras também terão de colocar um aviso em cada posto de venda e uma gravação no centro de atendimento informando que as vendas estão suspensas. Caso contrário estão sujeitas a multa de R$ 10 mil por dia para cada estado em que houver descumprimento. A informação foi publicada no Diário Oficial da sexta-feira (20).

Fonte: G1