quinta-feira, 19 de julho de 2012

Empresas terão de cumprir metas mensais, avisa Anatel

Todas as operadoras de telefonia celular no País terão que cumprir metas mensais de aumento na capacidade de suas redes e de atendimento aos consumidores nos call centers.

A informação foi prestada nesta quinta-feira (17) pelo superintendente de serviços privados da (Agência Nacional de Telecomunicações), Bruno Ramos.

A partir de segunda-feira TIM, Claro e Oi terão a venda de novas linhas suspensas até que apresentem ao órgão regulador planos para cumprir essas obrigações.

Além disso, Vivo, CTB e Sercomtel precisarão entregar um planejamento à Anatel.

Acrescentando que haverá uma nova rodada de negociações com a Claro na segunda-feira, Ramos disse que "fizemos uma reunião hoje com a Claro e ela nos apresentou um esboço de plano, contendo os investimentos da empresa já anunciados para este ano. Mas a Anatel também exigirá outros itens, como parâmetros mensais de aumento da capacidade e dados sobre o atendimento aos usuários".

No momento, o superintendente está reunido com executivos da TIM e receberá a cúpula da Oi na sexta-feira, às 11 horas. Segundo ele, as operadoras solicitaram os encontros para saber exatamente o que a Anatel exige para que seja cancelada a suspensão da venda de novas linhas.

— Cada empresa está hoje em um patamar e por isso as metas para cada uma serão diferenciadas. A Anatel irá acompanhar o cumprimento das metas mensalmente e poderá determinar nova suspensão, se os patamares não forem atingidos.

Conforme o superintendente, as empresas punidas terão que colocar um aviso em todos os pontos-de-venda nos Estados onde foram penalizadas. "Inclusive nos camelôs."

Quanto às queixas de algumas companhias sobre a dificuldade de instalação de novas antenas, Ramos argumentou que a punição não se limita à má qualidade do serviço, mas também ao atendimento insatisfatório dos usuários nos call centers.

Fonte:R7

Governo vai aproveitar as Olimpíadas de Londres para divulgar a imagem do Brasil

Brasília – A embaixada brasileira em Londres vai promover, de 26 deste mês a 2 de setembro, uma série de iniciativas dos ministérios do Esporte, das Relações Exteriores e do Turismo para divulgar a imagem do Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que serão realizados na capital inglesa, a partir da semana que vem.
“Nosso país vai se apresentar da melhor forma possível”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante entrevista à imprensa que teve ainda a participação representantes dos ministérios, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, os eventos promovidos pela embaixada serão importantes porque o Rio de Janeiro vai sediar os Jogos de 2016, abrindo a oportunidade de uma divulgação maior do Brasil, principalmente as suas belezas naturais, a rica gastronomia, a diversificação cultural e o estilo de vida único de seu povo.
O ponto alto da campanha será a exposição Brazil at Heart, que mostrará o potencial turístico do país, com produtos e serviços inovadores, além de enfocar a capacidade brasileira de organizar megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, segundo o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes.
Ele disse que serão exibidas gravações em vídeos com informações de cada uma das cidades-sede da Copa do Mundo e apresentado um sistema de realidade virtual, adaptável a qualquer modalidade esportiva, que permitirá a interação dos visitantes com o cenário de jogos e até mesmo receber bolas virtuais do jogador Neymar, atacante da seleção brasileira de futebol.
Turistas e moradores de Londres também vão poder apreciar um pouco do carnaval de rua brasileiro. A festa está marcada para o próximo sábado (21). A campanha do governo também vai lançar peças publicitárias sobre os principais destinos turísticos brasileiros, publicadas em jornais, e adesivos em ônibus, táxis e paradas de ônibus.
Além disso, a Casa Brasil, na capital inglesa, sediará seminários sobre a oferta truística brasileira e as oportunidades de investimentos nos setores aeroespacial, de equipamentos médicos e de centros de pesquisa e desenvolvimento.


Fonte: Agencia Brasil

Indiano é detido acusado de instalar cadeado na vagina da esposa

Sohanlal Chauhan, 43, levava consigo as chaves do cadeado (Foto: Reprodução)
A polícia deteve na cidade de Indore, na Índia, um homem que perfurou a vagina de sua mulher para instalar um cadeado a fim de garantir sua fidelidade, confirmou nesta quinta-feira (19) um policial.
Sohanlal Chauhan, um mecânico de 43 anos, levava consigo as chaves do cadeado quando foi detido. Chauhan confessou que instalara o dispositivo havia quatro anos e que o abria todos os dias ao chegar em casa.
O crime só foi descoberto porque a mulher, Sita Chauhan, de 38 anos, foi internada em um hospital após tentar suicidar-se e lá contou o que acontecia, disse o chefe da delegacia local, Shailendra Srivastav.
Todos os dias antes de ir trabalhar, Chauhan inseria o cadeado em dois buracos feitos com agulha na vagina de sua esposa e depois guardava as chaves em suas meias, informa o diário "The Indian Express".
Segundo o jornal, Sita, que se casou quando tinha apenas 16 anos, denunciou também que seu marido se "comportava de modo incorreto" com sua filha mais velha.
A polícia acusou formalmente o detido de crueldade e de ter causado lesões corporais graves.


Fonte:G1

Telefonia celular é campeã nacional de reclamações do consumidor, contabiliza ministério

Brasília – As operadoras de telefonia celular foram as campeãs brasileiras de reclamações no primeiro semestre deste ano, conforme levantamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec),  do Ministério da Justiça, que consolida dados de 24 Procons estaduais e mais 146 Procons municipais,
Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas pelo sistema 861.218 demandas. Dessas, 78.604 (9,13%) foram relativas às operadoras. O número supera o volume de reclamações contra operadoras de cartão de crédito, bancos e telefonia fixa, entre outros setores também demandados pelo consumidor.
Segundo o Ministério da Justiça, as três principais reclamações são cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste (54,98% dos registros); rescisão e alteração unilateral dos contratos (11,28%); além de “serviço não fornecido e vícios de qualidade” (6,94%).
Entre as empresas, a Claro é a campeã de reclamações: 26.376 demandas nos Procons (37,56%) do total. Em segundo lugar fica a Vivo (15,19%); seguida pela TIM (14,55%) e pela OI (14,44%).
Neste momento, o superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, está reunido com representantes da operadora Claro. Está é a primeira reunião após a suspensão da venda de serviços da empresa em três estados – São Paulo, Sergipe e Santa Catarina.
Ontem (18), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que fossem suspensas as vendas das operadoras TIM, Oi e Claro. Para voltar a vender os serviços suspensos, as operadoras terão que elaborar um plano de ação de investimento e de qualidade de serviços.

Fonte: Agencia Brasil

Certus divulga pesquisa sobre sucessão em Parelhas

O Intituto Certus divulgará na segunda-feira (23) o primeiro levantamento sobre a sucessão no município de Parelhas, na região do Seridó, que tem cerca de 20 mil habitantes.

O levantamento ouviu 360 eleitores sobre o voto que darão. Em parelhas, disputam as eleições os candidatos Francisco Assis (PT), Humberto Alves (PSD) e Jacknamar Fernandes (PSOL).

A pesquisa foi registrada sob o protocolo 000382012e tem margem de erro de 3%, com índice de confiabilidade de 95%.
Fonte: No minuto.com

Menino colombiano desaparecido é encontrado em esgoto

Jeanpier Silvera Arteta, 3 anos, é resgatado da rede de esgoto na cidade de Barranquilla. Foto: BBC Brasil
Jeanpier Silvera Arteta, 3 anos, é resgatado da rede de esgoto na cidade de Barranquilla
Foto: BBC Brasil

Um menino de 3 anos, que estava desaparecido havia um dia, foi resgatado da rede de esgoto na cidade de Barranquilla, no norte da Colômbia.
A família de Jeanpier Silvera Arteta relatou o desaparecimento do menino na terça-feira. Ele brincava com os irmãos em um canteiro de obras. A Defesa Civil da cidade suspeitou que ele tivesse caído em um buraco, sem que os irmãos notassem.
No dia seguinte, Jeanpier acabou sendo encontrado dentro de um bueiro. A Defesa Civil da cidade já tinha procurado Jeanpier nos esgotos uma vez, sem sucesso. Eles conseguiram encontrar o menino agarrado a um pedaço de concreto, dentro d'água, quase sendo levado para dentro dos túneis. Jeanpier foi levado ao hospital.

Fonte: Terra.com

Atenção! Quadrilha do dinheiro falso chegou a Caicó e já deixou mais de mil reais de prejuizo

A Policia Civil da cidade de Caicó já foi comunicada que a quadrilha do "dinheiro" falso que está agindo em toda Região do Seridó chegou na cidade de Caicó e já começou a dá prejuízo em alguns comerciantes da nossa cidade.

De acordo com informações da Policia Civil a quadrilha que está distribuindo dinheiro falso já agiu em dois comerciantes na cidade de Caicó e já deixou um prejuízo de mais de mil reais em dinheiro.

Só em um comerciante o prejuízo foi 800 em notas de 100 e em outro local o prejuízo foi de mais 300 reais também em notas de 100 reais.

A Policia Civil informa que a quadrilha em Caicó e distribuindo notas de 100 e 50 reais. Várias cidades do Seridó já foram vitimas da ação dos falsários e Caicó é a atual vitima.
Fonte: Eduardo Dantas

Condomínio na Grande São Paulo põe radar para multar morador

Radar móvel em rua do condomínio Aruã, em Mogi das Cruzes; multa de R$ 300 para quem dirigir acima de 30 km/h
Ao ver o radar na avenida, o motorista pisa no freio para escapar da multa. A estratégia é uma reação natural de motoristas em vias públicas, mas também já ocorre em uma área particular, onde autoridades de trânsito sequer interferem.
Moradores do condomínio Aruã, de classe média alta, em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo), se deparam desde o dia 1º com um radar instalado dentro do empreendimento, que reúne 1.300 casas e cerca de 5.000 moradores.
Eles podem ser punidos com multa de R$ 300 caso ultrapassem os 30 km/h permitidos. A multa supera a prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro para punir a infração em vias públicas: R$ 85,13 para quem superar o limite de velocidade em até 20%.
O radar fotográfico se reveza em um dos quatro "pontos críticos", diz o presidente da associação de moradores, Walter Bolzani Júnior -para ele, a iniciativa é "educativa".
Construído nos anos 1940, o condomínio não tem calçadas, o que torna mais perigoso caminhar -naquela época, elas não eram obrigatórias, diz.
Ele afirma que já notificava condôminos que fossem vistos em alta velocidade, com base em regra aprovada em assembleia de moradores.
A instalação do radar, diz, é um instrumento para comprovar a infração. "Há dez anos temos regras em relação a isso, mas não tínhamos como provar. Agora, temos."
A medida é legal, segundo a prefeitura, o Denatran e a OAB-SP.
O aparelho é alugado por R$ 6.000 por mês. Os moradores infratores recebem em casa a notificação de multa, com a foto do carro flagrado, data, horário e velocidade aferida.
Na primeira infração, o morador é advertido. Na segunda, tem de pagar R$ 300. Na terceira irregularidade, a multa dobra. "Na quarta, passamos toda a documentação ao departamento jurídico, que vai enviar os dados ao Ciretran (órgão de trânsito) para que se tomem medidas."
No primeiro teste, 80 carros foram flagrados em velocidades entre 45 km/h a 75 km/h em duas horas. Nenhum morador foi notificado ainda, já que os primeiros 15 dias foram de teste.
O radar virou motivo de debates entre moradores, especialmente após a postagem de uma foto do equipamento no Facebook. "O dinheiro das multas vai para onde?", questionou um.
"Tapar os buracos na avenida [dentro do condomínio], ninguém tapa."
Um morador ouvido pela Folha, que pediu para não ser identificado, disse que não concorda. "É um exagero. O pessoal só quer saber para onde vai esse dinheiro."
Bolzani rebate as críticas. "O que for arrecadado será usado em benefícios para o condomínio." Uma moradora apoia. "Há quem ache que a rua é lugar que não tem lei."

Fonte: Folha de São Paulo

Encontro: Francisco do PT e Fátima Bezerra Reforçam os Laços de Apoio nas Candidaturas do PT em Parelhas

O candidato a reeleição pelo PT de Parelhas, Francisco Medeiros, esteve em Natal na manhã de ontem, 18, em um encontro com a Deputada Federal Fátima Bezerra. Na oportunidade, o candidato agradeceu o empenho da deputada, que é uma das mais atuantes na região do seridó, e que conseguiu mais emendas, recursos para grandes obras em Parelhas.

Quatro candidatos a vereador pelo PT através da coligação Parelhas no Rumo Certo estiveram no encontro. O Profesor Franklin, a Professora Nazilda, Marcos do PT e Messias Medeiros. Eles aproveitaram a oportunidade para conversar sobre a campanha, falar das expectativas e reforçar os pedidos de emendas para beneficio do município pelo qual competem por vaga na câmara.

Outro importante tema que foi pauta do encontro foi a vinda do IFRN para Parelhas. Francisco do PT, e seus acompanhantes pediram esforço da Deputada junto ao Ministério da Educação, para que a implantação de um Instituto Federal de educação se torne uma realidade no município.

Fonte: Assessoria Política

Empregados domésticos com carteira assinada não chegam a 40% em todos os estados do Brasil

Brasília – A formalização entre empregados domésticos não chega a 40% em nenhum dos estados brasileiros. Apesar dos dados do relatório Perfil do Trabalho Decente no Brasil: um Olhar sobre as Unidades da Federação, divulgado hoje (19) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), indicar que houve avanços na formalização dos trabalhadores do país – que chegou a 53,6% entre 2003 e 2010 –, o acesso à proteção social, a benefícios e à Previdência não atingiu os trabalhadores domésticos – ocupação que inclui empregadas, diaristas, jardineiros, motoristas, entre outras funções.
São Paulo é o estado onde há o maior índice de formalização, com 38,9% dos trabalhadores domésticos com carteira assinada, seguido por Santa Catarina (37,6%) e Distrito Federal (37%). No Amazonas, no Ceará e no Piauí, o índice de formalização não atinge 10% dos empregados domésticos – 8,5%, 9,3% e 9,7%, respectivamente.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), usados pela OIT no estudo, há 6,9 milhões de trabalhadores domésticos entre 16 e 64 anos no Brasil, dos quais cerca de 93% são mulheres – o que corresponde a 6,4 milhões de pessoas. Desse total, 61,9% são negras.
José Roberto da Silva, 40 anos, trabalha há 25 anos e não teve carteira assinada por 15 anos. Segundo ele, sua formalização foi feita por meio do incentivo dos patrões.
“Trabalhar dentro do que a lei garante traz mais conforto, segurança e a garantia de um trabalho mais digno, com aposentadoria. Todos os trabalhadores deveriam buscar emprego com carteira assinada”, disse José Roberto.  
De acordo com a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, constata-se que os trabalhadores domésticos não têm os mesmos direitos que o conjunto dos outros trabalhadores assalariados do país.
“Houve aumento de formalização entre esses empregados, mas em ritmo inferior ao restante do mercado de trabalho”, informou Laís.
Desde 2010, tramita no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10, a PEC das Domésticas, que tem o objetivo de reduzir a informalidade no setor e ampliar o direito dessas trabalhadoras.
De acordo com a proposta, os empregados deverão ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), limitação de jornada de trabalho, recebimento de hora extra e adicional noturno, férias, décimo terceiro salário, entre outros benefícios. A PEC ainda não foi aprovada porque não houve definição quanto ao número de dias de trabalho que caracterizarão o vínculo empregatício, o que atinge especialmente os empregados diaristas.  


Fonte: Agencia Brasil

No RN, quatorze candidatos a vereador já renunciaram ao pleito 2012

No Rio Grande do Norte 14 candidatos a vereador que pediram registro no pleito de 2012 já apresentaram a solicitação de renúncia. Em Pedro Avelino, São Bento do Trairi, Assu, Santa Maria e Taipu ocorreram dois pedidos de renúncia em cada um.
Nas cidades de Martins, Governador Dix-Sept Rosado, Lagoa de Velhos um candidato a vereador renunciou em cada município. As renúncias foram apresentadas antes mesmo do julgamento do pedido de registro.
Enquanto alguns já apresentaram a renúncia do pleito, a Justiça Eleitoral deverá começar a julgar nos próximos dias os pedidos de registro dos candidatos. Após o prazo para o Ministério Público Eleitoral entrar com impugnação, os magistrados das zonas eleitorais começarão a analisar cada um dos pedidos.
No total, foram protocolados 412 pedidos de registro para disputar as 167 prefeituras potiguares. Na disputa pelos cargos de vereador 7.653.

Fonte: Tribuna do norte

Cuidado: computador irritado pode apagar e-mails, arquivos e zerar conta bancária

"Cuide bem do seu computador", esta é a dica do técnico de informática Válter Vlademir Vieira, 32 anos. Em entrevista ao canal de TV Aritnem, Válter relevou que um computador irritado com o dono pode fazer coisas incríveis, como apagar e-mails, excluir arquivos, desinstalar programas e até zerar conta bancária. "O dono pensará que é um vírus, quando na verdade se trata de uma vingança por parte do PC", disse Vlademir – que já foi vítima de um ataque de fúria do seu próprio computador. 


Segundo Vlademir, uma das coisas que mais irrita o computador é bater nele, quando o sistema trava. "Nunca faça isso (bater), trate-o com carinho e aguarde os aplicativos voltar responder", disse. 


O técnico disse também que já teve seus e-mails e arquivos deletados somente porque xingou o computador com o microfone ligado, durante uma conversa pela web com um amigo. 


Casos como zerar a conta bancária já aconteceu com um cliente do técnico Vlademir. "O computador estava esquentando muito porque o cooler havia queimado, mas o dono apesar de rico foi mesquinho e não quis comprar outro, fazendo o computador sofrer com o calor, o que motivou o PC a acessar a conta bancária do dono e desviar o dinheiro, deixando ele sem nada", disse Vlademir. 


Finalizando a entrevista, o técnico disse que todo usuário de computador deve tratar a máquina bem: fazer carinho, clicar nos ícones suavemente e ter toda paciência do mundo quando o equipamento travar.


Fonte: G17

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 11 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas na noite desta quarta-feira (18) no concurso 1.407 da Mega-Sena, em Guaxupé (MG).
Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (21), é de R$ 11 milhões.
As dezenas sorteadas foram: 18 - 29 - 31 - 42 - 43 - 53.
A Quina vai premiar 53 apostas com R$ 34.598,18. A Quadra registrou 3.583 apostas certas e cada uma leva R$ 731,11.

Magro e depressivo, Carlinhos Cachoeira teria tentado se matar na Papuda

Preso desde 29 de fevereiro, e sem perspectiva de saída, o contraventor Carlos Cachoeira tentou se matar no presídio da Papuda, em Brasília. A informação foi repassada ao 247por fonte próxima à família e a tentativa de enforcamento foi feita com uma calça do presidiário.

Em 5 de julho, quando foi julgado o último pedido de habeas corpus apresentado pela defesa, a advogada Dora Cavalcanti, que faz parte da equipe de R$ 15 milhões montada pelo advogado Marcio Thomaz Bastos, apontou o risco de autoextermínio de seu cliente, em razão do quadro de “sistomatologia depressiva” apresentado por Cachoeira. O risco foi desconsiderado pelos juízes, que afirmaram que ele poderia se tratar no próprio presídio.

Em nota publicada nesta quarta-feira, o jornalista Claudio Humberto mencionou que Cachoeira estaria pesando cerca de 68 quilos – quase vinte a menos do que antes de sua prisão, em 29 de fevereiro. Na entrevista concedida ao Fantástico, Andressa Morais, esposa do contraventor, afirmou que ele estaria sofrendo maus-tratos na prisão e que não estaria recebendo a quantidade de alimentação adequada.

Embora tenha contratado o advogado mais caro do Brasil, Cachoeira já foi derrotado em quatro pedidos de habeas corpus. Sua situação se torna a cada dia mais delicada, diante das evidências de que autoridades ligadas ao caso vêm sendo coagidas. A procuradora Léa Batista foi ameaçada, o juiz Paulo Augusto Moreira Leite pediu para deixar o caso e o policial Wilton Tapajós foi assassinado.

Somados, esses fatos, ainda que possam não ter relação direta com ações de Cachoeira, tornam mais remota a possibilidade de que seja libertado. Até recentemente um dos homens mais poderosos do Brasil, o contraventor chegou ao limite.

Fonte: No minuto

Caso participe da campanha no Seridó, Rosalba só irá a Caicó, Currais Novos, Parelhas e Jucurutu

3434
Add caption
A informação foi publicada pela colunista Daniela Freire, d’O Jornal de Hoje... “Os assessores políticos defendem que ela concentre-se nos 20 maiores colégios eleitorais do Estado. O motivo seria a disputa em municípios com menos de 10 mil eleitores, que envolve aliados de 2010, ou onde o DEM disputa prefeituras com o PMDB, PR, PMN, PSDB… por exemplo”.
Pela nota, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), caso participe das campanhas no Seridó, só iria para as de Caicó, Currais Novos, Parelhas e Jucurutu. Existem ainda outros colégios com mais de 10 mil eleitores, com chances ou não da governadora participar da campanha: Lagoa Nova, Jardim de Piranhas e Jardim do Seridó... O resto tem menos de 10 mil eleitores.  

Polícia do Piauí prende líderes de quadrilha de clonagem de cartão em Natal

Policiais civis da Comissão Investigadora do Crime Organizado do Piauí prenderam nessa quarta-feira (18) em Natal, o casal Oséas dos Santos Carvalho, o "Paulista", e Ana Carolina Pereira, acusados de serem os líderes de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito. Outros cinco suspeitos foram presos em Teresina-PI.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, parte da quadrilha trabalhava como frentista em postos de combustíveis para coletar as informações dos cartões de crédito, depois clonados. Eles memorizavam até os códigos de segurança que ficam gravados na parte de traz dos cartões, para depois realizarem compras pela internet.

O casal será recambiado para Teresina/PI, onde deverá permanecer preso à disposição da Justiça.


Fonte: No minuto

Inscrição em lista de espera do Sisu termina hoje

Brasília - Candidatos que não foram aprovados nem na primeira nem na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ainda têm uma chance de conseguir uma vaga em universidades e institutos federais. Os interessados têm até hoje (19) para se inscrever na lista de espera do sistema que será utilizada pelas instituições de ensino superior participantes para preencher as vagas remanescentes. A inscrição deve ser feita no site do Sisu.
O processo seletivo para o segundo semestre deste ano ofereceu 30 mil vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional. O prazo de matrícula dos aprovados em segunda chamada termina hoje. As instituições começarão a convocar os alunos da lista de espera a partir de 25 de julho até 30 de setembro.
O Sisu foi criado em substituição ao exame vestibular, para unificar a oferta de vagas em universidades públicas e institutos federais de educação profissional. As vagas são preenchidas de acordo com o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: Agencia Brasil

Gripe A já matou 159 pessoas no Brasil este ano

Pelo menos 159 pessoas morreram no País neste ano vítimas da gripe suína. Dados oficiais divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde mostram que a maioria dos óbitos, 104, ocorreu nos Estados da Região Sul. Santa Catarina registrou 55 mortes, o que garante ao Estado o título de campeão em óbitos decorrentes da gripe. O Ministério reforçou a recomendação para que as pessoas tomem a segunda dose da vacina contra a gripe, principalmente crianças de até dois anos. Caso contrário, não poderão se considerar imunizadas.

O total de pacientes hospitalizados no País e confirmados com gripe suína soma até agora 1.449 pessoas. Mais uma vez a Região Sul também contabilizou a maioria dos casos, com 1.117 internações. Em São Paulo, foram registradas 170 internações e 24 mortes por causa da gripe.

Ao divulgar os números, o Ministério da Saúde ressaltou que foram disponibilizados a todos os Estados e municípios o medicamento Oseltamivir, vendido como Tamiflu. Segundo o Ministério, todos os Estados e municípios têm estoque do medicamento que é usado no tratamento da doença e reduz a possibilidade de evolução para um caso mais grave ou morte. O medicamento pode também ser comprado nas farmácias sem a necessidade da retenção da receita médica.

Conforme o balanço do Ministério, há Estados que não registraram internações de pacientes com gripe suína comprovada. São eles: Rondônia, Roraima, Maranhão, Piauí, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Saúde, na campanha deste ano foram vacinadas 84,7% das pessoas do público alvo, superando a meta nacional, que era de 80%. Entre os vacinados estão crianças de 6 meses a 2 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e idosos.