quarta-feira, 18 de julho de 2012

Anatel proíbe venda de chips da Oi, Tim e Claro

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu suspender a venda de planos pré e pós-pago de três operadoras de celulares. A partir de segunda-feira (23), a Tim está proibida de ativar novos chips em 19 Estados.

As linhas da Claro não poderão ser vendidas em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Da Oi, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul e da Tim no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18) pelo presidente da Anatel, Sérgio Rezende. A suspensão vai durar até cada uma das operadoras apresentar um plano de qualidade para melhorar o serviço prestado aos consumidores.
A demanda vem aumentando em função do número de vendas e demanda dos consumidores por  telefonia e internet móvel com qualidade. Mas o aumento de clientes deve vir acompanhado de qualidade no serviço, destacou Rezende.

A decisão foi tomada após a Anatel estudar o número de reclamações de usuários de telefones em todo o país. Três critérios foram observados: qualidade da rede, qualidade da chamada e a realização de chamadas, que implica o cliente conseguir completar e terminar chamadas com sucesso.

 A Claro é a terceira companhia mais reclamada de janeiro a 17 de julho deste ano, com 2.320 queixas, mostra o Procon-SP. A TIM aparece em sexto lugar, com 1.682 reclamações, e a Oi, em 11º, com 1.164 queixas. As ações das empresas operaram em queda na bolsa de valores durante a tarde desta quarta.

Na segunda-feira (16), o Procon de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, suspendeu a venda de linhas de telefones móveis e internet 3G das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo na capital gaúcha. O órgão alegou má qualidade do serviço de cobertura de sinal. Ontem o órgão informou que a suspensão poderia ser estendida a todo o Estado. As operadoras foram notificadas.

Outro lado
A assessoria de imprensa da Oi disse que a empresa só vai se pronunciar após o detalhamento das medidas. Já a Claro disse que ainda está apurando a informação.

A assessoria de imprensa da Tim afirma que seus representantes terão uma reunião com a Anatel às 17h30 e que ainda não recebeu uma notificação formal sobre as punições.

Fonte: R7

Lagartixa voadora encontrada no sul do Brasil é descendente de dragão

Uma lagartixa voadora encontrada em Pato Branco (PR), sul do país, deixou os cientistas entusiasmados com a tese de que o Brasil já foi habitado por dragões voadores, a exemplo da China.


A espécie parece um mini-dragão, tem cerca de 15 centímetros e foi encontrada por um agricultor, na zona rural do interior do Paraná. O primeiro cientista a chegar ao local para examinar o animal, disse que se trata de uma lagartixa com asas, descendente de dragões. "É uma espécie raríssima, que pensávamos que estava extinta há mais de 2 milhões de anos", disse.


A lagartixa foi recolhida e está em um laboratório, na capital do Paraná, onde será examinada e em seguida levada para os Estados Unidos. Outros pesquisadores estão na zona rural de Pato Branco, em busca de mais lagartixas voadoras. Até o momento não existe indicio de que o réptil voador possa ser perigoso, mas um cientista não descarta a possibilidade do animal soltar fogo pela boca quando se sente ameaçado.


Fonte: G17

Exército prepara tropa para missão no Haiti em Natal

O Exército iniciou esta semana, em Natal, a preparação dos militares do Nordeste que serão enviados a Missão de Paz no Haiti, em novembro próximo, integrando o 17° contigente brasileiro.

Cerca de 800 militares das Forças Armadas e estrangeiros - entre eles, 190 lotados em Natal - embarcarão para o país caribenho a partir do próximo dia 21 de novembro. "Nosso batalhão tem um peculariedade que é a presença de militares da Marinha, Aeronáutica e dos exércitos do Paraguai e do Peru", comentou o comandante do 1° Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABATT 1/17), coronel Rogério Franco Rozas.

O coronel, que se prepara para sua terceira missão de paz, conversou com a equipe do Nominuto.com sobre a abertura do Posto de Comando e o início da preparação da tropa.

"Nesta primeira semana os trabalhos são de caráter administrativo e a partir da semana que vem inicia uma série de estágios com os oficiais; as instruções da tropa ocorrerão de forma descentralizada, nos respectivos quartéis onde são lotados. Do dia 21 de outubro a 18 de novembro, concentraremos todos os militares em Natal e realizaremos dois exercícios, simulando a rotina no Haiti".

Sediados no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, no Tirol, Zona Leste de Natal, os militares pré-selecionados para a missão de paz serão obsevados e avaliados nos próximos quatro meses para só então terem a definição de quais comporão o contigente de brasileiros enviados ao Haiti. "Essa indefinição é até bom para motivar o militar a se superar nos treinamentos", pontuou o oficial.

A participação de militares brasileiros na Força de Paz das Nações Unidade é motivo de orgulho, e para o Exército, uma excelente oportunidade para o aprimoramento técnico e operacional de parcela da Força Terrestre.
Fonte: No Minuto



Número de mortes por Aids cai 24% entre 2005 e 2011 no mundo, diz ONU

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentado nesta quarta-feira (18) aponta que o número de mortes por Aids em todo o mundo caiu 24% entre 2005 e 2011.
O total de óbitos passou de mais de 2,2 milhões há sete anos, quando atingiu o ápice, para 1,7 milhão no ano passado. O dado indica uma melhoria no tratamento com remédios antirretrovirais e na sobrevida dos pacientes.
Na década de 1980, o tempo de vida dos soropositivos era, em média, de cinco meses. Hoje, chega a dez anos ou mais.
Em 2011, a quantidade de novos infectados pelo vírus HIV foi de 2,5 milhões de pessoas, dado considerado baixo pela ONU. Ao todo, 34,2 milhões de pessoas no planeta são soropositivas. O número, relativo a 2011, é o maior já verificado pela entidade.

Fonte: G1

Policial multa motoqueiro usando capacete invisível e o caso vai parar na justiça




O motoqueiro Claudio Clementino está processando o Estado de São Paulo porque foi multado enquanto trafegava em uma movimentada rua paulista, usando um capacete invisível ao olho humano, que comprou pela Internet, importado do Japão.


O guarda de transito disse que multou o motoqueiro porque não viu o capacete. "Ele estava sem o capacete, pois não vi nada", disse o guarda. Mas o proprietário da moto se defendeu dizendo que o guarda foi errôneo e incompetente. "Se eu estava usando um capacete invisível, é claro, óbvio e evidente que o que guarda não iria enxerga-lo", disse o motoqueiro.

No processo, o motoqueiro pede a retirada da multa e uma indenização por danos morais. O advogado de defesa disse que os policiais de hoje em dia devem prestar mais atenção aos avanços tecnológicos. "O guarda poderia ter parado o motoqueiro para perguntar sobre o capacete e colocado a mão para sentir o equipamento", disse o advogado.


O advogado que defende o policial disse que requereu ao motoqueiro a apresentação do capacete, mas o motoqueiro se desculpou dizendo que perdeu, e que por ser invisível ficará quase impossível de encontrar.

Fonte: G17

Natalense reprova serviços do Governo do Estado em até 90%

A exemplo da prefeita Micarla de Sousa (PV), a qualidade dos principais serviços ofertados pela administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi desaprovada por maioria esmagadora dos natalenses, segundo levantamento Sinduscon/Consult.

A segurança pública é mal avaliada por 84,3%, e apenas 10,9% aprovam, enquanto 4,8% não souberam opinar. A qualidade da saúde pública é rejeitada por 90,2%; outros 5,2% aprovam a política de gestão pública e também 4,8% não souberam definir sua opinião.

A educação também deixa a desejar na opinião do natalense, que desaprovou a qualidade desse serviço em 80,6%. Para 11,3%, há motivos para aprovação; 8,1% se disseram indefinidos sobre. No critério desenvolvimento do Estado, a reprovação também impera, com 72%, contra 11,8% que aprovam as ações de progresso; 16,2% não souberam responder.

O natalense também opinou sobre como vê o combate à corrupção pela administração da governadora Rosalba Ciarlini, e 79,3% não aprovam o modo como as condutas ilícitas são punidas, enquanto 12,2% aprovam; 8,5% não souberam responder.

A pesquisa foi registrada sob o protocolo 00033/2012 TSE-TRE e realizada de 12 a 14 deste mês, ouvindo 1.000 eleitores. A margem de erro é de 3%.
Fonte: No Minuto.com

Sedentarismo deve ser tratado como pandemia, dizem pesquisadores

Um estudo divulgado a poucos dias do início das Olimpíadas diz que a falta de exercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo. A pesquisa, publicada na revista médica Lancet, estima que um terço dos adultos não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
A inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon, diz o estudo. Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma pandemia.
Eles afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.
Segundo a equipe de 33 pesquisadores vindos de centros de vários países diferentes, os governos deveriam desenvolver formas de tornar a atividade física mais conveniente, acessível e segura.
Um dos coordenadores da pesquisa é Pedro Hallal da Universidade Federal de Pelotas. "Com as Olimpíadas 2012, esporte e atividade física vão atrair uma tremenda atenção mundial, mas apesar do mundo assistir a competição de atletas de elite de muitos países, a maioria dos espectadores será de sedentários," diz ele.
"O desafio global é claro: tornar a prática de atividades físicas como uma prioridade em todo o mundo para aumentar o nível de saúde e reduzir o risco de doenças".
No entanto, a comparação com o cigarro é contestada por alguns especialistas. Se o tabagismo e a inatividade matam o mesmo número de pessoas, o número de fumantes é bem menor do que o de sedentários, tornando o tabaco muito mais perigoso.

Fonte: Terra.com

Pesquisa Sinduscon/Consult aponta liderança de Carlos Eduardo com 57,8 %, Rogério é segundo com 8,3%


A pesquisa Sinduscon/Consult, divulgada há poucos instantes aponta liderança do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo na sucessão municipal de 2012. Rogério Marinho é o segundo colocado.
Acompanhe os números da pesquisa estimulada:

Carlos Eduardo 57,8%
Rogério Marinho8,3 %
Hermano Morais 6,8 %
Fernando Mineiro 3,4 %
Robério Paulino 0,3%
Roberto Lopes 0,1%
Nenhum 10,7%
Não sabe 12,6%

Fonte: Tribuna do Norte

Briga de casal por celular acaba com mulher morta


A briga entre um casal nessa terça-feira (17) no bairro Vale Dourado, Zona Norte de Natal, acabou com a morte da dona de casa Joseneide do Nascimento, de 41 anos.

Segundo o tenente Avelino, oficial de operações do 4° BPM, acusado e vítima mantinham um relacionamento extraconjugal, e na tarde de ontem ele exigiu que ela devolvesse um celular com qual este a havia presenteado. “Como ela não devolveu o celular, ele armou-se com uma faca e golpeou a vítima 12 vezes”.

O oficial ainda contou que uma vizinha que testemunhou as agressões tentou impedir o crime, mas foi ameaçada pelo acusado e deixou a casa correndo para alertar a polícia sobre o crime.

Policiais militares do 4° BPM chegaram a ir até a casa dele, mas não conseguiram localizá-lo. Joseneide morreu no local.


Fonte: Dn Oline


Polícia Militar de Cruzeta efetua dois recolhimento de veículos sendo conduzidos por adolescentes


Foi registrado ontem, dia 17 de julho, a apreensão de duas motocicletas sendo conduzidas por adolescentes na cidade de Cruzeta/RN. 
 
A Polícia Militar daquela cidade, comandada pelo SGT PM Ginani, flagraram menores conduzindo motocicletas e, ao observar os fatos, interceptaram os veículos, os quais, foram conduzidos para a delegacia local.

O priprietário do veículo, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, deve perder 6 pontos na carteira e leva uma multa. Se o dono do veículo não tiver carteira, além do veículo ficar detido ele leva 2 multas.


Fonte: Eduardo Dantas

Espanhóis produzem açúcar gasoso em laboratório


Os familiarizados com a culinária podem já ter visto açúcar mascavo, açúcar caramelizado e açúcar cristalizado.
Mas açúcar gaseificado é uma novidade --a proeza digna de um legítimo "Cocinero" espanhol.
Emilio José Cocinero, químico da Universidade do País Basco, na Espanha, conseguiu vaporizar a substância conhecida como ribose, açúcar que compõe uma série de moléculas essenciais à vida, como o DNA e o RNA.
DO VAPOR AO VÁCUO
Seu objetivo estava longe das panelas, contudo. O esforço era caracterizar em detalhes a estrutura molecular, só possível com a análise do composto em estado gasoso.
Não foi uma tarefa fácil. "Somente se você evita os processos de decomposição e desidratação e consegue isolar o açúcar, eliminando as mudanças provocadas por moléculas vizinhas, você pode caracterizar sua estrutura", diz Cocinero.
Com a descoberta, passa a ser possível buscar sinais de ribose no espaço. A ideia é tentar compreender se esses compostos são comuns em outras partes do Universo --um passo importante para identificar o potencial para vida alienígena baseada em RNA ou DNA no Cosmo.
O estudo de Cocinero figurou na capa da revista científica internacional de química "Angewandte Chemie International Edition".
METEORO, DOCE LAR
Açúcares já foram detectados em nuvens interestelares e em meteoritos antes, mas apenas suas formas mais simples, com dois ou três átomos de carbono. Interessante, mas ainda longe da complexidade exigida para o desenvolvimento da vida.
A descoberta de moléculas de açúcar em nuvens cósmicas a partir do qual novas estrelas se formam significa que é bem provável que os precursores químicos para a existência da vida tenham se formados em tais nuvens muito antes do surgimento dos planetas em torno das estrelas.

Fonte: Uol

Aprovados na segunda chamada do Sisu devem fazer matrícula até hoje

Brasília - Termina hoje (18) o prazo para que os estudantes aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) compareçam às instituições de ensino para as quais foram selecionados e façam a matrícula. O processo seletivo para o segundo semestre deste ano ofereceu 30 mil vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional.
A recomendação é que os candidatos entrem em contato com a instituição para saber o local, o horário e os documentos necessários para fazer a matrícula. Os estudantes que não foram aprovados nem na primeira nem na segunda chamada ainda poderão participar de uma lista de espera que será usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas remanescentes. Os candidatos deverão manifestar o interesse em participar dessa lista pelo próprio site do Sisu, até amanhã (19).
O sistema foi criado para unificar a oferta de vagas em universidades públicas e institutos federais de educação profissional, em substituição aos vestibulares. As vagas são preenchidas de acordo com a nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Fonte: Agencia Brasil

O plano do Comitê da Seca prevê recurso para fornecer água potável, recuperar cisternas e dessalinizar os poços

3419
A Defesa Civil Estadual apresentou o Plano de Trabalho de Resposta para a utilização dos R$ 10 milhões que o Governo Federal disponibilizou para atender as ações de socorro, assistência e restabelecimento aos municípios atingidos com a estiagem no Rio Grande do Norte.
O plano, que foi enviado ontem para aprovação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, prevê a utilização do recurso de forma que o Estado possa fornecer água potável, recuperar cisternas e dessalinizar os poços.


Fonte: Marcos Dantas

EUA dão sinal verde para venda de remédio que combate obesidade

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) deu sinal verde nesta terça-feira (17) para a venda do Qnexa, um medicamento contra a obesidade do laboratório americano Vivus.
A droga foi aprovada para ser aplicada a pessoas obesas, com Índice de Massa Corpórea (IMC) de 30 ou mais, ou pessoas que estão acima do peso em alguma doença condicionante a esta situação, como diabetes, colesterol alto e pressão alta.
"Qnexa, usado responsavelmente em combinação com um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta de baixas calorias e exercícios, é uma opção para quem trata de sobrepeso crônico" nos Estados Unidos, disse Janet Woodcock, diretora do Centro para avaliação de medicamentos e pesquisa da FDA.
Em testes clínicos realizados durante um ano com 3.700 pacientes com sobrepeso ou obesos, pacientes que tomaram altas doses do medicamento perderam até 8,9% de peso na comparação com aqueles que tomaram pílulas de açúcar.
Qnexa contém pentarmina e topiramato, duas drogas atualmente no mercado que estão listadas para ajudar pessoas a perder peso e prevenir convulsões. A FDA advertiu que Qnexa "não deve ser usado durante a gravidez, pois pode causar dano ao feto".

Fonte: G1

Nando Parrado, um sobrevivente do Andes

Uma palestra que vai falar sobre a importância de se valorizar a vida. Esse será o objetivo do uruguaio Fernando Seler Parrado Dolgay, Nando Parrado, para o Seminário Internacional de Liderança, que vai acontecer nesta quarta-feira (18) no Teatro Riachuelo. Com 62 anos de idade, ele demonstrou, durante a entrevista para o Nominuto.com, simpatia, bom humor e que aproveita a vida a cada minuto que se passa.

“A vida é confundida com o dinheiro, lazer e as coisas materiais e isso não é tão importante. As pessoas têm que dar importância à família, os amigos, os cachorros e depois, as empresas”, comentou.

Nando afirmou que quer fazer uma palestra diferente, será bastante rápida, mas que vai deixar uma lição especial. “Minha expectativa [para o evento] é conhecer os natalenses e quero compartilhar com eles as minhas experiências de vida. Quando uma pessoa passar por dificuldade, este vai se lembrar de mim”, respondeu o empresário.

Parrado quer estimular as pessoas a correrem atrás dos seus objetivos e não ficarem esperando pelo dia de amanhã, pois ele teve que fazer isso ao ter sobrevivido um acidente de avião em 1972, na época tinha 22 anos. Nando comentou que até hoje os montanhistas questionam como ele e seus amigos conseguiram sobreviver.

Ele e os amigos do time de Rugby, esporte que praticava desde criança, iriam viajar ao Chile para participar de um campeonato. A sua mãe e irmã foram lhe acompanhar. Durante a viagem, o piloto falhou e o avião caiu na Cordilheira dos Andes. O uruguaio explicou que o acidente foi muito rápido.
“Quando acordei, eu percebi qual era o problema. Eu fui muito pragmático e minha meta era sair daquele lugar. Fechei a barreira dos sentimentos para pensar somente como iria sobreviver na Cordilheira do Andes. A gente pode sobreviver no mato, mar e deserto, menos nas montanhas”, comentou o uruguaio. O frio (a temperatura era -35 ºC), a fome e sede eram seus grandes inimigos.

Ele disse que o pior de ficar nas montanhas era à noite, pois era bastante escuro e silencioso. “Eu só escutava a respiração”, comentou. A tortura psicológica era constante e que o medo ficava preso nele e nos outros sobreviventes. Nando Parrado compara o seu medo com uma pessoa condenada à morte. “O medo foi a pior coisa que aconteceu. É a mesma sensação de uma pessoa que foi condenada à morte pela guilhotina”, analisa.
Para beber, eles tinham que catar pedras de gelo para saciar a sede. Mas, isso deixava feridas na boca e assim, dificultava o consumo de líquido. Sobre a comida, no inicio eles se alimentaram de chocolates e guloseimas que foram levadas para viagem. Porém, esses alimentos chegaram ao fim e eles tiveram que fazer uma difícil decisão: comer carne das pessoas que morreram.

Sobre esse assunto, ele disse que não se arrepende em nenhum momento de ter feito isso, pois foi uma das causas dele ainda continuar vivo, após 72 dias preso no Andes. Ele compara essa atitude com a doação de órgãos no qual órgãos de pessoas falecidas são colocados em outras pessoas para que elas continuem a viver.

“Assim como as pessoas falecidas que doam órgãos para salvar outras vidas, as pessoas que morreram deram a oportunidade de dar vida para a gente”, disse Nando, que garantiu que não sofreu preconceito da população e autoridades por essa ação.

Depois de ter sofrido duas avalanches, ele e mais dois amigos resolveram descer a montanha e caminhar até encontrar uma civilização. Após dez dias, no dia 22 de dezembro de 1972, Nando e amigos encontraram camponeses chilenos e eles ajudaram a informar ao Serviço Aéreo de Resgate que ainda tinha vitimam vivas. O serviço tinha interrompido a buscas, por achar que eles estavam mortos.

“Eu não fui resgato, fui eu que me resgatei e os outros que estavam lá”, explicou. Ao ser questionado se ter esse espírito de liderança era fácil, ele explicou que sim e que essa sua atitude era simples.

Após o acidente, Nando se tornou empresário, casou, teve duas filhas e em 2006, ele fez um livro chamado “Milagre no Andes” no qual conta toda a história do acidente e foi traduzido para 15 idiomas. “Se eu morro, a vida vai continuar. Ela não termina quando alguém morre, nunca”, disse.

Parrado comentou que fez um livro para falar ao pai, que havia completado 90 anos, o que ele viveu durante esses meses preso na Cordilheira dos Andes. “A história do livro é uma conversa de filho para pai”, explicou.

Ao ser questionado se ele voltou ao local, ele disse que sim e havia deixado flores para sua mãe, irmã e amigos que morreram. Nando comentou que ainda mantém contato com os outros 15 sobreviventes. “A gente era amigos antes, durante e depois do acidente. Nós somos muito durões”, brincou.

O acidente trouxe uma lição para Nando. A pessoa não pode ficar parada, tem que lutar para atingir os seus objetivos. Além disso, ele disse que vê a vida com outros olhos e que isso ajudou a melhorá-lo. “A minha vida é fantástica, principalmente depois de 40 anos [depois do ocorrido]”, comentou.

Fonte: No Minuto