domingo, 5 de agosto de 2012

Timbaúba dos Batistas terá votação simulada para testar equipamentos do TSE

Sidney Silva informa em seu Blogque a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte vai realizar no próximo sábado (11), eleições simuladas na cidade de Timbaúba dos Batistas, com o objetivo de testar os equipamentos biométricos utilizados no dia do pleito para a escolha dos candidatos a prefeito e vereador. Durante o “simulado”, será avaliado o funcionamento simultâneo e a integração dos diversos sistemas eleitorais por todas as zonas, bem como o uso dos recursos de rede e de banco de dados. Para simular os procedimentos de geração de mídias, carga de aplicativos, votação e justificativa da ausência de voto, foram selecionadas às Zonas Eleitorais de Natal (1ª, 4ª e 69ª), Ceará Mirim (6ª), Monte Alegre (44ª) e Parnamirim (50ª), bem como o município de Timbaúba dos Batistas (45ª), os quais receberão urnas para a realização de tais procedimentos.
A escolha do referido Município foi efetuada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em relação às demais Zonas, estas serão envolvidas no referido Simulador sem a utilização de urnas, por meio da realização dos procedimentos simplificados. Os candidatos que irão aparecer nas urnas quando as pessoas estiveram votando serão fictícios, como cantores, escritores, atores, etc.
O juiz Luiz Antonio Tomaz do Nascimento, que preside a 45ª Zona Eleitoral, disse que é importante que todos participem do simulado. “Até para se familiarizar com o sistema de biometria que já está funcionando na Zona Eleitoral (45ª), desde o pleito passado, mas, para não ter erros, é bom que todos participem. Esse sistema é passo importantíssimo que o TSE está dando para evitar fraudes, como por exemplo: costumam dizer em algumas eleições que determinado defunto também votou, e isso na verdade foi alguma fraude que ocorreu. Com a biometria, ninguém vota no lugar de outra“, disse.


Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário