sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Agnelo Alves toma posse hoje na Galeria dos Imortais

Agnelo tem três livros publicados. O mais recente foi lançado em julho
O jornalista e deputado estadual Agnelo Alves toma posse oficialmente na galeria dos imortais potiguares nesta sexta-feira, às 20h, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.  Ele ocupará a cadeira de número 04, cujo patrono é o poeta Lourival Açucena. Nela sentaram-se Virgílio da Trindade e Enélio Lima Petrovich. O novo imortal será saudado pelo acadêmico padre João Medeiros Filho.
O anúncio de que Agnelo Alves havia sido aprovado por voto pelos outros acadêmicos ocorreu em maio passado. O deputado recebeu 31 votos, dentre os 33 votos válidos. Foi eleito juntamente com o jornalista João Batista Machado e o pesquisador Benedito Vasconcelos, preenchendo cadeiras que já estavam sem ocupantes há quase dois anos.

O processo para a escolha de novos membros para a academia potiguar de letras é cuidadoso, realizado por etapas. O primeiro passo a ser dado pelo candidato é enviar requerimento formalizando o interesse em se agregar ao grupo. Em seguida, o requerente precisa reunir sua bibliografia e destacar uma obra como sendo de relevante valor cultural. A partir disso, três membros da comissão de ética da Academia analisa o pedido e encaminha para a presidência, que irá examinar se o candidato tem condições de concorrer à vaga.

Agnelo Alves tem três livros publicados:  "Crônicas de outros tempos e circunstâncias"; "Parnamirim e Eu"; e "Carta ao Humano", coletânea de crônicas escritas entre 1974 e 1982 e lançada em julho de 2011. Em julho passado foi lançada uma biografia "Agnelo Alves - Oito Décadas", escrita por Antônio Nahud Júnior e Jorge Cunha, uma homenagem de amigos e familiares por seus 80 anos.  Nahud disse que levou seis meses para escrever o livro, pesquisou jornais, leu livros e entrevistou 30 amigos que conviveram com o jornalista.




Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário