terça-feira, 24 de julho de 2012

Pessoas jurídicas e físicas poderão consultar cheques em sistema online

Muitas pessoas têm medo de usar o cheque, porque ele é uma forma de pagamento que sempre está propício a erros ou falsificações. Por isso, existe uma ferramenta que vai ajudar ao consumidor e ao comerciante a impedir que recebam estes tipos de cheques.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou no final do mês de junho, durante o Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab), o site Cheque Legal em que pessoas físicas e jurídicas podem consultar a situação dos cheques.

O site foi elaborado em parceria com a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) com informações sobre cheques emitidos por instituições financeiras voluntárias do projeto. Serviço é gratuito e as vantagens são inúmeras.

De acordo com a Febraban, o usuário poderá saber se o cheque não está bloqueado, furtado/roubado, sustado, revogado, cancelado, extraviado ou destruído. Nele, o usuário não vai solicitar um novo talão de cheque.

De acordo com o diretor adjunto de Serviços da federação, Walter Tadeu de Faria, o serviço online evita que cheques com defeitos sejam aceitos pelo comércio ou por pessoas que desejam realizar uma transação de compra ou venda.

Para consultar o cheque, a pessoa tem que se cadastrar no site. A inscrição é simples, o interessado só vai colocar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e código de barras do cheque.

No site, se o cheque for legal vai aparecer na tela uma seta verde indicando que não existem ocorrências para aquele cheque consultado. Se não for, vai aparecer uma seta vermelha e mostrará todas as ocorrências do cheque.

Quando descobrir se o cheque tiver problemas, o primeiro passo é procurar o emitente do cheque para troca do documento.

Para saber quais são os bancos que aderiram ao “Cheque Legal” é só acessar o site http://www.chequelegal.com.br/.



Fonte: No Minuto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário