sexta-feira, 27 de julho de 2012

Idiarn comemora vacinação recorde contra a aftosa

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN apresentou, durante uma coletiva de imprensa, os dados mais recentes em relação a vacinação contra a febre aftosa no Estado. Do total do rebanho potiguar, com 1 milhão e 92 mil cabeças de gado, 937 mil 254 foram imunizadas, representando 85,77% do total, uma das mais abrangentes dos últimos anos levando em consideração o período de seca, o decreto de calamidade em 139 municípios potiguares e a adimplência dos criadores.

Agora, o Estado aguarda uma auditoria do Ministério da Agricultura que será iniciada na próxima segunda-feira (30) e vai até o dia 3 de agosto.

Os números são referentes à primeira etapa da vacinação de 2012 da doença, que foi realizada em maio. Durante a campanha, o RN cumpriu todas as exigências dos 28 itens e obteve cobertura de 80% em todos os pontos, o que possibilitará a auditoria através da Coordenação da Febre Aftosa do Departamento de Saúde Animal da esfera federal. A mesma auditoria será realizada na Paraíba, já que, junto com o RN, os dois estados eram os únicos que haviam ficado de fora da autorização para apresentar o inquérito sorológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário