terça-feira, 17 de julho de 2012

Defesa Civil apresenta plano de combate a seca no RN

O Plano de Trabalho de Resposta contra a Seca foi apresentado na segunda-feira (16) pela Defesa Civil do Estado. Serão 10 milhões de reais que o Governo Federal disponibilizou para atender as ações de socorro, assistência e restabelecimento aos municípios atingidos com a estiagem. A apresentação foi durante a 11ª reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca.

O texto, que já foi enviado para aprovação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, prevê a utilização do recurso de forma que o Estado possa fornecer água potável, recuperar cisternas e dessalinizar os poços.

A Defesa Civil já confirmou que o convênio de contrato de carros-pipa junto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) já está sendo elaborado. A Bolsa Estiagem será paga esta semana. O programa vai beneficiar 38.174 do RN.

O representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o Tenente Sérgio Paulo, realizará uma visita técnica na região de Angicos com o objetivo de verificar a situação dos municípios, além de orientar as pessoas quanto aos procedimentos da situação de emergência.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) contratou um novo frete de 13 mil toneladas de milho, no último dia 09. O prazo para que a carga seja entregue é de 20 dias úteis. João Câmara, Lajes, Umarizal, Natal, Caicó e Mossoró receberão a nova carga nos armazéns da Conab. O milho é fornecido a criadores e produtores cadastrados na Companhia.

O Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca reúne representantes de diversos órgãos municipais, estaduais, federais e entidades ligadas à agricultura. Participaram ainda da reunião os secretários de Estado Gilberto Jales (Semarh) e Rodrigo Fernandes (Seara ).

Fonte: Dn Oline

Nenhum comentário:

Postar um comentário