terça-feira, 24 de julho de 2012

Após protesto no Peru, escritora planeja manifestação nua no Brasil

Vanessa de Oliveira durante o protesto que realizou na última quinta-feira (19), em Lima, no Peru (Foto: Alessandro Currarino)


Vanessa de Oliveira, 37, ex-garota de programa e escritora brasileira, planeja um campanha internacional contra a pirataria de livros e a favor da leitura. Na última quinta-feira (19), ela ficou apenas de calcinha em frente ao palácio do governo de Lima, no Peru, para protestar contra a cópia e comercialização ilegal de livros no país.

De volta ao Brasil na madrugada deste domingo (22), ela já agendou uma sessão de fotos para 30 de julho. As imagens temáticas serão feitas para a campanha que, por ora, encabeça sozinha. Nua, ela escreverá em seu corpo mensagens de incentivo à leitura e repúdio à pirataria. "É uma estupidez completa. Quanta gente não torra R$ 200 numa balada? Mas não quer gastar R$ 30 em um livro."
Além de divulgar as imagens, Vanessa também deseja realizar novos piquetes em praça pública, mas quer recrutas para dar volume ao movimento. Embora nunca tenha visto seus livros sendo comercializados de forma ilegal no Brasil, não deixará a causa se transformar em uma ação pontual. “Eu pretendo fazer esse protesto no Brasil também, mas estou procurando ajuda de outras pessoas. Preciso planejar direito.”
Quase um clichê da nova cartilha de manifestações coletivas, o topless é estratégia feminina recorrente para chamar atenção. Na visão da escritora, o ato, apesar de corriqueiro, ainda é explosivo. “Era preciso ficar pelada. Porque só sem roupa as pessoas param pra analisar. Tem que ter peito pra fazer isso, coragem.”
Vanessa foi garota de programa durante cinco anos. Ingressou na profissão por necessidade financeira, mas permaneceu por vontade própria – como faz questão de esclarecer. Deixou o ofício pela literatura em 2005, quando também se formou em enfermagem, e hoje vive de suas obras e de palestras sobre sexo, comportamento e marketing.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário