segunda-feira, 27 de junho de 2011

Potiguares travaram a disputa mais acirrada pelas bolsas do ProUni

A maior disputa por bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2011 se deu no Rio Grande do Norte. Cada uma das 718 vagas disponíveis foi disputada por 15 candidatos. A lista dos estudantes pré-selecionados para participar do programa foi divulgada hoje (27) pelo Ministério da Educação (MEC) e pode ser consultada na página do ProUni na internet.

Pernambuco, Pará, Alagoas, Piauí, Maranhão e Paraíba também registraram mais de dez candidatos por bolsa disponível. Em termos absolutos, o estado com o maior número de inscritos foi Minas Gerais (68 mil), seguido por São Paulo (67 mil), Bahia (32,1 mil), Rio Grande do Sul (32 mil) e Rio de Janeiro (29 mil).

O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior para quem cursou o ensino médio em escola pública. Para concorrer é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta segunda edição de 2011 foram ofertadas 92 mil bolsas, sendo 46 mil integrais e 45 mil parciais, que bancam metade do valor da mensalidade.

Os candidatos aprovados deverão comparecer à instituição de ensino onde foram selecionados até 6 de julho para comprovar as informações prestadas na inscrição. A lista dos documentos que devem ser apresentados também está disponível na página do ProUni na internet.

Ainda estão previstas mais duas chamadas, nos dias 12 e 25 de julho, para preencher as vagas remanescentes. Caso ainda haja bolsas disponíveis, será gerada uma lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições de ensino para preenchê-las.

Seleção blinda Neymar e cria estratégia contra fama de "cai-cai"



Vai ser difícil, mas a comissão técnica da seleção brasileira quer tirar o foco gigantesco que se criou em cima de Neymar. Aos 19 anos, ele é o jogador mais badalado na preparação para a Copa América da Argentina, é pretendido por gigantes como Real Madrid e Chelsea e viajou depois de ser o protagonista no título santista na Libertadores. Esta exposição aflige Mano Menezes porque o treinador imagina que o garoto pode ficar visado pela arbitragem, principalmente pela fama que recebeu durante a competição sul-americana de clubes: “cai-cai”
“É sempre difícil você ser o jogador mais importante do time e sabemos que na seleção Neymar terá essa tarefa compartilhada, o que será importante para ele, porque fica mais livre. Ele não vai ter a preocupação de ser na seleção o que é no Santos”, disse Mano Menezes.
Há uma estratégia da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e de representantes do jogador para que a fama de “cai-cai” seja apagada: valorizar o peso, que seria o motivo de não agüentar trombadas, mesmo as não faltosas, e que o faz ir ao chão. Neymar tem 63 quilos, está em trabalho de fortalecimento muscular para agüentar mais os choques, mas ainda é “fraco” e não suporta contatos mais fortes.
Messi, por exemplo, mede 1,69 e pesa 68 quilos. Tem músculos, o que Neymar, 1,74, não tem. O atacante Ronaldo, que com sua empresa de marketing esportivo 9ine gerencia a carreira do menino, participou da reunião com o pai (Neymar) e o empresário do jogador, Wagner Ribeiro, para tratarem do tema e definirem o peso como “culpado” pelas quedas.

FONTE: IG.COM

110º Crime de Homicidio em Mossoró em 2011


Mais um crime de homicídio foi registrado no final da manhã de segunda feira 27 de junho de 2011, no bairro santo Antonio em Mossoró.

Claudiano Maycon Soares, 24 anos de idade morador da Rua Lira Tavares no bairro santo Antonio, foi alvejado com cerca de 10 disparos de pistola calibre 380, quando chegava em sua residência acompanhado com uma moça, com quem mantinha um relacionamento.

Segundo informações, Maycon atravessava a rua quando dois elementos em uma motocicleta de cor azul se aproximaram e passaram a disparar contra o mesmo.

O portão da residência estava fechado e Maycon correu tentando se livrar dos atiradores, mas foi seguido e caiu morto na travessa Gilberto Miranda, cerca de 150 metros de onde morava.

Maycon não tinha passagem pela policia, mas amigos do mesmo informaram que a vitima tinha envolvimento com uso de droga e vivia acompanhado com pessoas envolvidas com uso e trafico de drogas.

Pessoas que assistiram o inicio do tiroteio, informaram a policia que a pessoa que efetuou os disparos vinha com vontade de matar, tendo em vista a quantidade de disparos efetuados.

Momentos após a praticava criminosa a policia encontrou em um matagal, por trás do shopping, uma motocicleta abandonada com as mesmas caracteristiscas da usada pelos malévolos. A motocicleta encontrada tem queixa de roubo. Não foi confirmada ainda se foi a mesma usada no crime.

Policiais da delegacia de plantão juntamente com o (perito, fotografo, Necrotomista e motorista) do Itep, recolheram nas ruas que os mesmos passaram correndo, cerca de 30 cápsulas de pistola.

O corpo de Maycon foi removido para o instituto técnico e cientifico de policia itep para os procedimentos de necropsia.

Maycon pertencia a uma família de Evangélicos da Igreja Assembleia de Deus em Mossoró.

Nas costas do mesmo havia uma inscrição com um versículo da Bíblia; "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará" Salmo 91 - 1º


FONTE: O CÂMERA

Peritos da PF definem estratégia para investigar invasões de sites do governo

Brasília - Peritos criminais da Polícia Federal estão reunidos no Instituto Nacional de Criminalística (INC) para definir a forma como será conduzida a investigação sobre os ataques de hackers a sites e instituições ligadas ao governo federal. A Polícia Federal foi acionada na última quarta-feira (22) para entrar no caso. A parte técnico-científica da investigação está a cargo do Serviço de Perícias de Informática (Sepinf) do INC.
“Ao longo da reunião devem ser definidos o quantitativo de peritos que se dedicarão ao caso, bem como a forma como o trabalho será conduzido”, disse hoje (27) o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Hélio Buchmuller, à Agência Brasil. “Em um primeiro momento, os colegas do Sepinf fizeram um levantamento das informações obtidas. Em seguida, eles vão analisar os ambientes invadidos para ver o que havia nesses locais, e só então definir as medidas mais efetivas para o caso”, acrescentou o perito.
Além de buscar identificar a autoria dos ataques, a PF pretende apontar as falhas apresentadas nos sistemas invadidos. Essas conclusões serão encaminhadas à área de segurança de cada órgão.
“Na conversa que tive com os colegas da área, fui informado que ainda não dá para avaliar o grau de dificuldade dessa investigação. Isso só será possível na medida em que elementos mais concretos sejam obtidos, o que deve acontecer nos próximos dias”, adiantou o presidente da APCF
Segundo ele, muitos dos dados supostamente confidenciais, cuja divulgação foi atribuída aos ataques recentes, não foram necessariamente obtidas em decorrência do ataque.
“Aparentemente, muitas das informações divulgadas pela mídia sequer são informações confidenciais e podem ser obtidas por outros caminhos ou outras fontes”, disse Buchmuller, referindo-se a alguns dos dados pessoais de políticos, divulgados após o ataque. “Dá para você obter essas informações em sites como o do Tribunal Superior Eleitoral”.
De acordo com o perito, o fato de o Brasil estar conquistando uma posição de destaque no cenário mundial ainda não alterou o perfil dos crimes cibernéticos investigados pela PF. “Até o momento, não temos nenhuma novidade prática sobre isso”, informou Buchmuller.

FONTE: AGENCIA BRASIL

Justiça autoriza casamento gay no interior de SP

Sérgio Kauffman e Luiz André Moresi durante a cerimônia de união estável (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
A Justiça de São Paulo autorizou nesta segunda-feira (27) o primeiro casamento civil gay do Brasil. De acordo o Tribunal de Justiça (TJ) do estado, o juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, homologou a conversão da união estável entre o cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e o comerciante Luiz André Moresi em casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Segundo o TJ e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), não havia casamento civil homoafetivo no país.
Com a decisão, os dois se tornaram oficialmente casados e passarão a usar o mesmo sobrenome Sousa Moresi. “É uma felicidade imensa. Ainda estou tentando compreender esse momento histórico. A ficha precisa cair que esse é um momento que vai ficar na história. A gente luta por tantos anos e quando acontece, a gente entra em êxtase. É por isso que eu divido e dedico essa vitória a todos os militantes”, contou ao G1, Luiz André.
Segundo Sérgio, o casamento civil chega após oito anos de união estável. No dia 17 de maio, eles foram ao cartório oficializar a união. No dia 6 de junho, pediram a conversão da união em casamento civil. Segundo o TJ, o Ministério Público deu parecer favorável ao pedido, que “foi instruído com declaração de duas testemunhas, que confirmaram que os dois ‘mantêm convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituir família’.”
Na manhã desta terça-feira (28), os dois irão ao Cartório de Registro Civil, em Jacareí, para buscar a certidão de casamento. "Vai ser só o protocolo porque nós já estamos casados. O casamento já existe. A única demora é que ele precisava ser lavrado no livro do cartório", esclarece Luiz André.
De acordo com o TJ, a decisão tem como principal fundamento o julgamento do Supremo Tribunal Federal, de 5 de maio, que reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.
"Nós vamos continuar essa luta. O que nós esperamos é que o Congresso Nacional aprove a união estável porque, uma coisa é decisão da Justiça, outra coisa é o que está na lei", diz Luiz André.

FONTE:G1
 

PF prende chapeleiro com 9,9 kg de maconha em Caicó

A Polícia Federal, em conjunto com o 6º Batalhão da PM de Caicó/RN, prendeu em flagrante por crime de tráfico de drogas na noite do último domingo,26, naquela cidade, um chapeleiro, caicoense, 33 anos, que estava de posse de 9,9 kg de maconha e 218 gramas de cocaína.

A prisão do acusado ocorreu por volta das 23h30 quando os policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) realizavam uma blitz itinerante, nas imediações do Iate Clube, que visava justamente reprimir o tráfico de substâncias entorpecentes na região do Seridó.

Durante a fiscalização, os policiais estranharam quando viram um homem saindo de um matagal, às margens da BR-427, conduzindo uma mala. Considerando a atitude incomum, o suspeito foi abordado e, ao ser revistado um total de 14 (quatorze) tabletes de maconha e 3 (três) papelotes contendo cocaína estavam no interior da mala.

Levado para autuação nas dependências do Fórum de Caicó, em depoimento, o suspeito declarou que havia adquirido a droga em Natal, mas reservou-se ao direito de permanecer calado e só falar em juízo quanto aos demais questionamentos.

Enquadrado na Lei nº 11.343/06, o acusado foi preso e encaminhado para o presídio Pereirão,em Caicó, onde permanecerá à disposição da justiça. Caso venha a ser condenado poderá pegar uma pena de até 15 anos de reclusão.

Somente neste primeiro semestre do ano, a PF já apreendeu aproximadamente 280 kg de drogas no RN, que veio resultar na prisão de 26 pessoas em flagrante.

*A Polícia Federal não informou o nome do acusado.

Com informações da PFRN