segunda-feira, 23 de maio de 2011

Professor morre vitima de infarto aos 28 anosParelhas-RN.Parelhas-RN.

A educação de Parelhas está de luto com a morte prematura do professor Alexandre Breno Salvino dos Santos, de apenas 28 anos.
Conhecido como Lili de Boró, ele ensinava matemática e atualmente trabalhava em quatro colégios e dois cursinhos. De acordo com informações da TV Seridó, Lili morreu vítima de infarto na madrugada deste domingo.
O pai tentou socorrê-lo, mas morreu antes de chegar ao hospital. Além de professor, Lili também era presidente do PMDB de Parelhas. Nas eleições de 2008 concorreu ao cargo de vereador e ficou como suplente.
Lili também era filho da professora Eva, atual diretora da Escola Municipal Arnaldo Arsênio. Muita gente compareceu ao velório e sepultamento. Eram colegas de trabalhos e alunos, os quais prestaram muitas homenagens.
Durante a cerimônia o prefeito Francisco discursou e falou sobre a importância que Lili teve na educação e na política do município. O vice-prefeito Zezinho Dantas também falou, em nome do PMDB. Em Parelhas e Acari foi decretado luto oficial, já que Lili ensinava nas duas cidades.

FONTE: SERIDÓ NOTICIAS

Dono luta com jacaré para salvar cão de estimação nos EUA

'Doogie' foi salvo por seu dono após ter sido atacado por aligátor. (Foto: Reprodução/WPTV)                                                                
Um cão sobreviveu na última quinta-feira a um ataque de um aligátor (jacaré americano) de quase dois metros em Palm City, no estado da Flórida (EUA), após ser salvo por seu dono, Gary Murphy, segundo reportagem da emissora americana "WPTV".
Murphy contou que ouviu um latido e, quando foi ver o que era, viu o aligátor com o cão chamado "Doogie" em sua boca. Ele destacou que usou os sapatos para bater no réptil para que ele soltasse seu animal de estimação. Murphy acredita que pulou no momento certo.
Segundo o veterinário Andrea Pace, o cão teve perfurações no tórax, mas vai se recuperar das lesões. "Ele teve muita sorte", afirmou o veterinário.

FONTE: G1

Mapa do Brasil pode pular de 26 para 33 Estados

Neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou a realização de um plebiscito para a população do Pará decidir se concorda com a criação de dois novos Estados: o do Carajás e o do Tapajós. Mas a mudança no mapa do Brasil não para por aí. O Congresso tem propostas para criar 11 unidades da federação, entre Estados e territórios. E, se forem aprovadas, o país passará de 26 para 33 Estados e criará quatro territórios.
A região Norte sofreria a maior mudança em sua geografia porque, além do desmembramento do Pará, abrigaria os quatro territórios: Rio Negro, Solimões, Juruá e Oiapoque. No Nordeste, são três ideias: o Estado do Maranhão do Sul, o da Gurgueia (desmembramento do Piauí) e o do Rio São Francisco (separação de parte da Bahia). Já no Centro-Oeste, o movimento se concentra no Estado do Mato Grosso, onde podem surgir duas novas divisões: Mato Grosso do Norte e Araguaia.
Os movimentos de separação já têm mais de 20 anos, explica o geógrafo Gilberto Rocha, da UFPA (Universidade Federal do Pará). Durante as discussões para elaboração da Constituição de 1988, regiões manifestaram interesse em se tornarem independentes. Uma delas é o atual Tocantins, que pertencia à Goiás.
- Naquele contexto, emergiram várias propostas de divisão do território nacional. Praticamente em todas as regiões surgiram movimentos com essa perspectiva. Isso, em parte, pode ser explicado em função de que a matéria foi colocada em segundo plano durante todo o regime militar.
O pesquisador lembra que houve algumas modificações durante a ditadura, como a criação do Estado do Mato Grosso do Sul e a unificação do Rio de Janeiro, mas elas não foram tratadas em nível nacional.
Segundo Rocha, durante o regime militar houve uma modificação substancial no povoamento e nas formas de uso do território brasileiro, com o processo de modernização do país. Surgiram novas fronteiras de povoamento, novas cidades e também novos pólos de poder. Muitas dessas fronteiras, principalmente na região Norte, foram estimuladas pelo governo. O geógrafo diz que, só no Pará, surgiram mais de 70 cidades naquele período.
- Na parte oeste da Amazônia Ocidental, onde os processos [de povoamento] não foram intensos, há propostas de criação de novas estruturas político-administrativas, os territórios, que vêm de cima para baixo e não de reivindicações locais.

FONTE: R7

Acidente deixou duas pessoas mortas na RN-117


Por volta das 16:30hs de ontem domingo (22), aconteceu um grave acidente de trânsito no sítio Olho D'água, zona rural do município de Itaú/RN, na ocasião vieram a óbito Raimundo Batista de Melo, 60 anos, agricultor, residente em Rodolfo Fernandes/RN e Valdo Batista de Melo, vulgo 'Couro velho", 61 anos, residente na zona rural de Severiano Melo. Uma terceira vítima foi socorrida para o Hospital para o atendimento médico.

Policiais do destacamento de Rodolfo Fernandes e Itaú estiveram no local da ocorrência fazendo o isolamento da área até a chegada do ITEP.
 
Pelas imagens dá para perceber a violência deste acidente. Os veículos trafegavam em sentidos opostos quando se chocaram de frente, para a surpresa dos policiais as vítimas eram parentes (primos)

Fonte: Sentinelas do Apodi

Inscrições para o Enem 2011 começam nesta segunda-feira

A partir das 10h desta segunda-feira(23), estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos passe dos 5 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União.

Da Agência Brasil.

Pai é acusado de acorrentar a propria filha gravida em Currais Novos


Por J. Júnior - Fotos: radio95.fm.br/batebola

Na tarde deste domingo (22/05), uma cena nos chamou atenção. Uma jovem de 14 anos acusou o próprio pai de amordaçar e amarrar a mesma em casa para evitar que a mesma se encontrasse com o suposto pai da criança, já que, a mesma disse está grávida.

O que nos chamou atenção, é que se trata de um funcionário dos correios, mais conhecido por Enês, que trabalha em Currais Novos. O acusado teria tentado esconder a gravidez.

A menor de 14 anos, J. R. S. S está assustada e pretende acionar a justiça para o lamentável fato, pois isso levou ao conhecimento das autoridades competentes. Currais Novos está assustada com a escassez de fatos comum ao mesmo. A adolescente usou uma faca e conseguiu soltar parte das correntes até fugir e pedir ajuda.

FONTE:BLOG DO EDUARDO DANTAS

Buscas por desaparecidos em lago de Brasília serão retomadas hoje pela manhã

As buscas pelos oito desaparecidos no Lago Paranoá, em Brasília, foram suspensas na madrugada desta segunda-feira (23). Segundo os bombeiros, apenas alguns barcos continuarão fazendo a ronda. O trabalho de resgate será retomado hoje pela manhã.

O barco virou na noite de domingo e um bebê de seis meses morreu. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado que 104 pessoas estavam a bordo da embarcação - 92 passageiros e 12 tripulantes. No início da madrugada, no entanto, a corporação voltou atrás e disse que ainda não se sabe a quantidade exata de pessoas no barco.

A polícia e os bombeiros informaram que depoimentos colhidos com os primeiros passageiros resgatados apontavam para a possibilidade de o acidente ter sido provocado por uma lancha - que passava pela mesma área do lago ou que fazia uma espécie de escolta da embarcação.

O barco percorria o lago enquanto acontecia uma festa, programação comum nos finais de semana em Brasília. A embarcação saiu de um clube por volta das 19h30. Familiares das pessoas que estavam no barco e os serviços de socorro usaram as instalações da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) como base de apoio para trabalhar e coletar informações sobre seus parentes.
FONTE: UOL

Beatificada em Salvador, freira brasileira passa a ser chamada Bem-Aventurada Dulce dos Pobres



 Milhares de católicos celebram ontem (22), em Salvador (BA), a beatificação de irmã Dulce. A religiosa dedicou sua vida a ajudar os pobres e excluídos, passando a ser chamada de Anjo Bom da Bahia. A solidariedade aos carentes e o reconhecimento de um milagre levaram a freira a ser proclamada beata, o que a deixa mais próxima de se tornar santa.
A cerimônia, iniciada às 17 horas, no Parque de Exposições de Salvador, é acompanhada por diversas autoridades, entre elas, a presidenta Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O rito é conduzido pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, representante do papa Bento XVI. Com a beatificação, a religiosa passa a ser chamada de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.
Como beata, um grande quadro com o retrato da religiosa foi mostrado ao público, que agitou lenços e cantou em homenagem à freira baiana, que morreu há 19 anos.


FONTE:AGENCIA BRASIL

Homem morre após ser atingido por pedra de 2 t em Santa Teresa

Um morador de rua morreu na noite de domingo (22) após ser atingido por uma pedra de cerca de duas toneladas, em Santa Teresa, no Centro do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pelo Centro de Operações da prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros. Segundo os bombeiros, a rocha deslizou do alto do túnel da Rua Alice.

Bombeiros do quartel de Santa Teresa foram acionados para o local. Ainda de acordo com a corporação, a vítima estava dormindo com outros moradores de rua, na Rua Barão de Petrópolis, quando ocorreu o acidente. Os outros moradores conseguiram escapar sem ferimentos. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Por causa do acidente, o Centro de Operações informou que o túnel foi interditado. Técnicos da Defesa Civil e da Geo-Rio deverão ir ao local na manhã desta segunda-feira (23) para avaliar como a rocha será retirada da via. O trânsito não sofreu complicações.

FONTE:G1