domingo, 1 de maio de 2011

Robô submarino encontra memória de caixa-preta do voo 447

 Robô submarino encontra memória de caixa-preta do voo 447, diz escritório que investiga o acidente


O BEA (escritório francês que investiga a segurança na aviação civil) informou neste domingo que localizou e identificou o módulo de memória de uma caixa-preta que registrou os dados do voo 447 da Air France, que caiu no oceano Atlântico em 2009, durante o trajeto entre Rio e Paris. Os 228 ocupantes morreram.
O aparelho foi encontrado pelo robô submarino Remora 6000 e contém os registros de todas as informações do voo. Na quarta-feira (27), a agência já havia anunciado o encontro do chassi da caixa-preta, mas sem o módulo de memória.
De acordo com o comunicado do BEA, o módulo foi localizado às 7h (horário de Brasília) deste domingo e recuperado às 13h40.
Os investigadores esperam que as duas caixas-pretas (uma com os dados do voo e outra com o registro da conversa da cabine) possam determinar o que causou o acidente com o voo 447.
O primeiro mergulho do robô em busca dos destroços do voo, localizados no começo deste mês, foi realizado na manhã do dia 26 e durou mais de 12 horas. O navio francês Ile de Sein, responsável pela operação de resgate, está na área do acidente na costa brasileira. De acordo com o BEA, 68 pessoas estão a bordo do navio, incluindo a tripulação.
Entre eles estão nove operadores do robô submarino, técnicos da empresa americana Phoenix International, proprietária dos equipamentos, e membros do BEA.
A FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou o resgate do FDR (Flight Data Recorder) e informou que o coronel Luís Cláudio Lupoli está a bordo do navio.
Lupoli, que é o representante acreditado do Brasil na comissão de investigação do acidente, ainda não fez contato com a FAB para fornecer mais detalhes.
O Ile de Sein ainda está em alto-mar e a assessoria da FAB não soube informar se ele voltará para o porto ou permanecerá resgatando mais destroços.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário